Redução de preços da Petrobras não chega a consumidor por conta de fraudadores, diz FUP


A Federação Única dos Petroleiros (FUP) manifestou indignação diante das graves irregularidades descobertas no setor de combustíveis, envolvendo adulteração, fraude fiscal, lavagem de dinheiro e a atuação do crime organizado. E ressaltou que, enquanto a Petrobras reduz os preços dos combustíveis nas suas refinarias, a população não percebe o alívio no bolso “porque poucos enriqueceram às custas do trabalho de milhões”.

A Polícia Federal está realizando nesta quinta-feira, 28, a Operação Carbono Oculto, com apoio do Ministério Público e das Receitas Estadual e Federal, no que é a maior operação do tipo já feita para combater a infiltração do crime organizado na economia formal. As investigações incluem o principal centro financeiro do País, a chamada Faria Lima, em São Paulo, e postos de abastecimento.

Segundo a FUP, o esquema, comandado pelo Primeiro Comando da Capital (PCC), prejudicou não apenas os consumidores, mas toda a cadeia econômica ligada aos combustíveis: da indústria de transportes e logística ao agronegócio, passando por comércio, serviços e pela arrecadação tributária de estados e municípios, cuja perda de recursos afeta diretamente a saúde, a educação e outros serviços públicos essenciais.

“Segundo a investigação da Receita Federal, foram utilizados mais de mil postos de combustíveis para movimentar R$ 52 bilhões de 2020 a 2024”, aponta a FUP. Parte dessas operações ocorreu na Avenida Faria Lima, principal centro financeiro do País, onde a Receita Federal já identificou ao menos 40 fundos de investimentos, com patrimônio de R$ 30 bilhões, controlados pelo PCC. “Não deixa de ser irônico que setores que frequentemente criticam os programas sociais do governo fechem os olhos para um esquema criminoso dessa magnitude instalado em seu próprio ambiente”, destacou a FUP. “É inaceitável que tamanha rede de corrupção recaia sobre a sociedade brasileira, especialmente sobre o povo trabalhador”, acrescentou.

A FUP afirma que o governo precisa reestatizar as refinarias privatizadas da Petrobras, investir em outras tecnologias para combustíveis do futuro – a partir do hidrogênio e e-Metanol com Refinarias Verdes – e voltar, de vez, para a distribuição e comercialização de combustíveis por meio da estatal, “para que os preços no Brasil voltem a ser justos e de acordo com a nova política de preços usada e aplicada pela empresa em suas refinarias, e evitarmos essas fraudes e as importações de combustíveis”, afirmou a FUP.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Jair Renan é comparado a Tiririca por presidente da Câmara de Balneário Camboriú

O vereador de Balneário Camboriú (SC), Jair Renan Bolsonaro (PL), entrou em um embate com…

54 minutos ago

PCGO prende homem por tentativa de homicídio qualificado em Senador Canedo – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Investigação de Homicídios (GIH)…

1 hora ago

Coco Gauff abusa das duplas faltas e chora em quadra, mas derrota machucada croata no US Open

Principal aposta dos norte-americanos no US Open, Coco Gauff, campeã de 2023, teve uma quinta-feira…

1 hora ago

campanha de fake news sobre Pix favoreceu crime organizado

O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, afirmou nesta quinta-feira, 28, que a onda de…

1 hora ago

Bahia abre vantagem sobre Fluminense nas quartas da Copa do Brasil

O Bahia derrotou o Fluminense por 1 a 0, na noite desta quinta-feira (28) na…

1 hora ago

Maior operação contra crime organizado no País atinge Faria Lima e setor de combustíveis

A Avenida Faria Lima, principal centro financeiro do País, amanhece nesta quinta-feira, dia 28, com…

1 hora ago

This website uses cookies.