A Rede Hemo precisa de doadores com urgência para reforçar os estoques de sangue em Goiás. A baixa nas doações afeta, principalmente, os tipos A-, B-, O-, AB- e AB+, colocando em risco o atendimento nas 223 unidades de saúde atendidas pela rede.
Mesmo com nível de estoque considerado seguro, a rede opera com déficit de 18%. O alerta tem como objetivo garantir a manutenção do estoque de sangue para dar continuidade ao atendimento ininterrupto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais, explica que os tipos de fator Rh negativo são os mais usados em emergências. “Pedimos o apoio da população, de quem ainda não veio doar nos últimos três meses ou nunca doou. É um gesto simples, rápido, mas capaz de salvar até quatro vidas”, disse.
Segundo ela, todo o processo de triagem e coleta leva menos de uma hora. Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar ao menos 50 kg, estar alimentado e descansado. Também é preciso apresentar documento oficial com foto.
Em Goiânia, o Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas. No interior, as unidades estão em Rio Verde, Catalão, Jataí, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.
O agendamento pode ser feito no site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457. Em Goiânia e Rio Verde, também é possível doar plaquetas, fundamentais para o tratamento de pacientes com câncer, dengue e covid-19.
Empresas e instituições podem solicitar a unidade móvel da Rede Hemo para campanhas de coleta. É necessário reunir pelo menos 120 pessoas interessadas e fazer solicitação por e-mail (hemocentro.captacao@idtech.org.br) ou pelo telefone (62) 3231-7925.
Secretaria da Saúde – Governo de Goiás
Luiz Gustavo, aos 38 anos, foi o melhor jogador da vitória do São Paulo sobre…
No jogo mais esperado da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, tido por muitos como uma…
Atual campeão da Copa Libertadores de futebol feminino, o Corinthians estreou na competição com um…
O Boteco da Villa, local onde o rapper Hungria se apresentou no último domingo, 28,…
O goleiro Luca Zidane, filho da lenda francesa Zinédine Zidane, foi chamado pela primeira vez…
O São Paulo colocou fim ao seu pior momento na temporada, ao vencer o Fortaleza…
This website uses cookies.