Por Redação O Estado de S. Paulo – 22/05/2025 17:44
Desde a quarta-feira, 21, a Receita Federal limitou o período em que robôs podem fazer o acesso ao e-CAC (Centro de Atendimento ao Contribuinte Virtual) na reta final da entrega do Imposto de Renda (IR). Segundo as novas regras, das 8 horas às 23 horas, será permitido apenas o acesso humano ao e-CAC, ou por ferramentas robotizadas de baixa repetição.
Além disso, a alteração de perfil de acesso foi limitada. Agora, elas só podem ser feitas em intervalos de 30 segundos. Ou seja, as sessões individuais – feitas em acesso único por computador, celular ou tablet – só podem ser alteradas a cada 30 segundos.
A finalidade das medidas é garantir a estabilidade da conexão para aqueles que ainda não entregaram as contas ao Fisco. A robotização permite a consulta sobre diversos contribuintes em um curto espaço de tempo, ou ainda várias consultas para um único contribuinte. Isso pode levar à sobrecarga do sistema e atrapalhar que outras pessoas que precisam entregar o IR até o dia 30 deste mês, prazo final para acerto de contas com o Fisco.
Saiba mais sobre o e-CAC
O eCAC é um portal online da Receita Federal que reúne os serviços que são disponibilizados ao contribuinte – pessoa física e jurídica. O acesso é feito por meio de conta Gov.br, domínio do governo federal, em nível prata ou ouro.
O acesso a central pode ser por meio deste link ou do site da Receita. Além de declarar o IR, é possível acessar o carnê-leão, consultar restituição; checar se há pendências de malha fina; verificar e consultar cópias de declarações anteriores entre vários outros serviços.
Por: Estadão Conteúdo
A primeira semana de dezembro se abrirá como um portal energético de renovação e ajustes…
O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Joaquim Alves da Silva, ocorrido neste domingo,…
A primeira segunda-feira de dezembro trará energias astrológicas que mexerão com as emoções de cada…
Um empate que não deixou ninguém satisfeito na Neo Química Arena. Neste domingo (30), Corinthians…
Na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro desde a décima rodada, o Fortaleza deu um…
Em 1983, o baiano Moraes Moreira já cantava: “agora como é que eu me vingo…
This website uses cookies.