Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 29, pelo instituto Paraná Pesquisas mostrou que o atual governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), venceria no Estado tanto o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quanto a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) na disputa pela Presidência da República. O governador empataria com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), caso este estivesse apto a concorrer às eleições em 2026.
Ratinho Jr. lidera com 42,1% das intenções de voto no Paraná, em um cenário contra Michelle Bolsonaro, que aparece com 20%. O presidente Lula tem 17,9%.
Na sequência, estão o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 5%; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), com 2,1%; e o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), com 0,3%.
Outros 7,4% disseram votar em branco ou anular o voto, e 5% não souberam responder ou preferiram não opinar.
A pesquisa testou ainda um cenário com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Ratinho Jr. aparece com 45,2%, seguido do presidente Lula, com 18,4%. Tarcísio tem 15,7% das intenções de voto. Em seguida, estão Ciro Gomes, com 5,4%; Ronaldo Caiado, com 1,4%; e Helder Barbalho, com 0,2%.
Outros 8,8% disseram votar em branco ou nulo e 4,9% não souberam ou preferiram não opinar.
No cenário com Jair Bolsonaro, o governador do Paraná aparece tecnicamente empatado com o ex-presidente. Bolsonaro tem 33,4% das intenções de voto, enquanto Ratinho Jr., 32,1%. O ex-presidente está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Neste cenário, Lula aparece com 17,8%. Em seguida estão Ciro Gomes, com 4,8%; Ronaldo Caiado, com 1,3%; e Helder Barbalho, com 0,3%. Outros 6,1% escolheram votar em branco ou nulo e 4,3% não souberam ou preferiram não opinar.
Avaliação do governo Lula
Com relação à avaliação do governo Lula, 67,4% dos paranaenses desaprovam a gestão, enquanto 29% aprovam o presidente. Neste levantamento, 3,6% dos eleitores não souberam responder ou não quiseram opinar.
A pesquisa mostrou ainda que a rejeição de Lula é maior entre os homens. Entre os entrevistados do sexo masculino, 72,1% disseram desaprovar o governo, enquanto 25,8% aprovam e 2% não souberam ou não quiseram opinar.
Já entre as mulheres, a taxa de desaprovação é menor, com 63%, e a aprovação, 31,9%. Nesse recorte, 5% não souberam responder ou preferiram não opinar.
O instituto entrevistou 1.550 eleitores em 58 municípios do Paraná. A pesquisa tem grau de confiança de 95% e uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5 pontos porcentuais para os resultados gerais.
Por: Estadão Conteúdo
Protagonista de uma cena curiosa do US Open, o polonês Piotr Szczerek pediu desculpas por…
O governo federal definiu as regras para implementação de medidas preventivas a incêndios florestais em…
A Latam encerrou o primeiro semestre de 2025 com 22,6 milhões de assentos no mercado…
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta segunda-feira, 1º de setembro, que "declararia constitucionalmente…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da 2ª Delegacia Distrital de Polícia de Aparecida…
Com volume financeiro muito enfraquecido pelo feriado do Dia do Trabalho nos Estados Unidos, sem…
This website uses cookies.