Rafaela Silva e Nauana Silva perdem disputa por bronze e ficam fora do pódio do Mundial de Judô


Rivais por uma vaga olímpica na categoria até 63 quilos para os Jogos de 2028, em Los Angeles, a experiente Rafaela Silva, de 33 anos, e a jovem Nauana Silva, de 22, fizeram uma grande campanha no Mundial de Judô disputado de Budapeste, na Hungria, nesta segunda-feira, mas acabaram caindo na semifinal – podiam fazer uma final brasileira – e depois foram derrotadas na disputa do bronze, deixando escapar uma presença no pódio.

Bicampeã do Mundo e ouro olímpico no Rio até 57 quilos, Rafaela Silva perdeu a disputa do bronze para a mongol Gankhaich Bold, sofrendo um waza-ari no fim, enquanto Nauana Silva acabou surpreendida com um ippon diante de Laura Fazliu, de quem a compatriota ganhou, também por ippon, nas quartas de final.

Rafaela começou a luta por medalha logo com uma boa pegada na gola da mongol, mas sem aplicar o golpe. A rival se defendia bem e a luta ficou menos dinâmica, rendendo punções para ambas. Bold empurrava a brasileira para fora da área de combate e a arbitragem mostrava impaciência, novamente punindo as judocas e deixando ambas penduradas. Rafaela acabou dando uma vacilo e acabou levando um waza-ari restando somente quatro segundos, deixando escapar a chance de pódio.

Logo depois foi a vez de Nauana disputar o bronze. A rival havia sido batida por Rafaela Silva ao longo da competição. A judoca paulista de Votuporanga começou o embate com Fazliu logo colocando volume de luta, buscando entradas. Assim como Rafaela, a brasileira também cometeu uma bobagem, porém, e acabou derrotada, por lindo ippon com 2min52.

Em seu primeiro mundial na categoria até 63 quilos, Rafaela deixa a Hungria com o sentimento de que podia ter ganhado sua primeira medalha pela campanha que fez, assim como a jovem Nauana, que superou grandes nomes e ainda busca seu primeiro pódio em Mundiais. Ambos acabaram em quinto.

A campanha de Rafael Silva em Budapeste teve quatro vitórias seguidas, a começar pela espanhola Cabana Perez. Logo depois, ela superou a francesa Manon Deketer por iooppon, a colombiana Cindy Mera por acúmulo de punições, até chegar no ippon sobre a vice-campeã olímpica Fazliu nas quartas. Antes da disputa do bronze, a brasileira caiu nas semifinais diante da canadense Catherine Beauchimin-Pinard.

Nauana também teve uma campanha de respeito em Budapeste, com destaque para o triunfo por waza-ari sobre a holandesa Joanne Van Lieshout nas oitavas. Então atual campeã da categoria, a rival ocupa o terceiro lugar do ranking até 63kg.

A brasileira iniciou sua campanha batendo a norte-coreana Ji Hye Kim com projeção de Ouchi Gari. Nas quartas ela superou a húngara Szabina Gercsak, caindo na semifinal para a japonesa Kaju Haruka.

No masculino, Gabriel Falcão caiu na primeira luta na categoria até 81kg, diante de Abylaikhan Zhubanazar, do Casaquistão, enquanto Luan Almeida passou por Adrian Gandia, de Porto Rico, mas foi derrotado na segunda luta, diante de Zelim Tckaev, do Azerbaijão.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

PCGO prende produtor rural que recebeu R$ 20 milhões realizando fraudes em Santa Helena – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de…

2 horas ago

8 dicas para lidar com o luto pela perda de um pet

A perda de um animal de estimação é uma das experiências mais dolorosas que um…

3 horas ago

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Vagna Pereira da Silva, ocorrido nesta quarta-feira,…

3 horas ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 06/11/2025

Nesta quinta-feira, o movimento dos astros poderá influenciar comportamentos, decisões e relações de formas distintas.…

9 horas ago

Brasileiro: São Paulo arranca empate e impede Fla de assumir liderança

O São Paulo arrancou um empate de 2 a 2 com o Flamengo, na noite…

10 horas ago

Tênis em cadeira de rodas do Brasil soma 3 ouros no Parapan de Jovens

O tênis em cadeira de rodas foi um dos destaques brasileiros desta quarta-feira (5) nos…

12 horas ago

This website uses cookies.