Quem é Paulo Henrique, lateral da seleção que fez gol e foi torcedor no Maracanã há um mês?


Paulo Henrique, lateral-direito do Vasco, certamente deixará boas impressões em Carlo Ancelotti depois dessa sua primeira passagem pela seleção brasileira. Chamado às pressas após lesão de Wesley, da Roma, ganhou a oportunidade de ser titular e marcou o primeiro gol na partida contra o Japão, nesta quarta-feira.

Aos 29 anos, ele é um dos destaques da equipe de Fernando Diniz nesta temporada. Não à toa, quando Ancelotti voltou seus olhares ao futebol brasileiro, apostou no lateral como uma opção para reforçar a equipe nos amistosos contra Coreia do Sul e Japão, na Ásia. Ele já havia entrado em campo na primeira partida, mas completou seu “conto de fadas” ao marcar aos 26 minutos, depois de infiltrar pela ponta-direita.

Paulista, Paulinho construiu sua carreira no futebol paranaense, desde as categorias de base. Revelado pelo Londrina, somou passagens por diversos clubes da região Sul, como Operário-PR, Paraná, Tubarão, até se destacar no Juventude. Em 2022, pelo clube de Caxias do Sul, chegou a ser considerado o sexto jogador mais rápido do mundo, após uma arrancada de 37,42 km/h na partida contra o Coritiba, no Couto Pereira.

Esse desempenho o credenciou ao Atlético-MG e, com poucos minutos em Belo Horizonte, ao Vasco. Depois de marcar contra o Japão, Ancelotti foi um dos que mais comemorou o gol do lateral, já que ele veio como uma aposta do treinador italiano, que quer observar novos atletas até chegar à lista final para a Copa do Mundo.

Paulo Henrique foi pego de surpresa com a convocação. Quando soube da notícia que estaria na lista do treinador italiano para os amistosos de outubro, estava em um voo, a caminho de Santa Catarina, para aproveitar a Data Fifa junto à família. Precisou recalcular a rota de última hora para chegar à tempo dos treinamentos de Ancelotti, em Seul.

“Foi aquela alegria toda, aquele susto de início para avisar a minha mulher e a minha família, que me esperavam lá. E começou a correria para voltar, buscar as coisas”, contou, à CBF TV. “Sempre sonhei com a seleção, sempre tive esse objetivo. É claro que, quanto mais o tempo passa, mais as coisas demoram para acontecer. Fui subindo degrau por degrau até chegar ao Vasco e estar aqui hoje.”

Na última partida da seleção no Brasil, Paulo Henrique estava nas arquibancadas. Ele acompanhou diretamente do Maracanã, com sua mulher, Patrícia Casani, a vitória sobre o Chile por 3 a 0, em setembro. Quis o destino que, na convocação seguinte, ele pudesse não só acompanhar a equipe, mas fazer parte do elenco de Carlo Ancelotti.

Outro fato curioso nessa sua primeira experiência com a seleção foi que precisou atuar com uma camisa “remendada” ao entrar no segundo tempo. Na camisa de número 13 de Paulo Henrique, o “1” foi colocado posteriormente no uniforme. Com isso, a numeração ficou desajustada, sem ficar centralizada.

Depois dos amistosos na Ásia, Paulo Henrique contará com força-tarefa do Vasco para retornar à equipe a tempo de atuar contra o Fortaleza, no Campeonato Brasileiro, nesta quinta-feira.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Fiocruz conduzirá estudo com injeção contra HIV em sete cidades

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) irá iniciar um estudo para subsidiar a avaliação da incorporação…

3 horas ago

Sebrae Goiás integra Plano de Desenvolvimento do Setor Florestal lançado pelo Governo do Estado | ASN Goiás

O Governo de Goiás anunciou, nesta quinta-feira, 15, no Palácio das Esmeraldas, o Plano de…

6 horas ago

Reforma da UPA, postos de saúde e entrega do novo hospital integram o maior programa de estruturação da saúde em Goianésia

A Prefeitura de Goianésia deu início ao maior programa de reestruturação da saúde já realizado…

10 horas ago

CPE prende suspeito por tráfico de drogas durante ação em Goianésia

Uma ação da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) resultou na prisão de um suspeito por…

11 horas ago

Renegociação de dívidas: como reorganizar as finanças e sair do vermelho em 2026

A renegociação de dívidas tem se tornado uma alternativa cada vez mais comum para brasileiros…

12 horas ago

Carnaval de Goianésia 2026 tem atrações nacionais e expectativa de R$ 15 milhões na economia

As atrações oficiais do Carnaval de Goianésia 2026 foram apresentadas na manhã desta sexta-feira, 16,…

12 horas ago

This website uses cookies.