Quem é o vereador que propôs o dia da ‘Cegonha reborn’ e o que diz o projeto vetado por Paes


O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), vetou integralmente o projeto de lei para criar o “Dia da Cegonha Reborn”, aprovado pela Câmara Municipal. O texto foi proposto pelo vereador Vitor Hugo (MDB), com o intuito de homenagear o trabalho das artesãs, chamadas de “cegonhas reborn”, que confeccionam os bonecos hiper-realistas.

O autor do texto justificou o projeto afirmando que “o nascimento de um bebê é um momento singular na vida de uma mulher, e não é diferente para as mamães reborn”. Por isso, para o vereador Vitor Hugo, a “Arte da Cegonha Reborn” de recriar os detalhes realistas dos bonecos merecia ser valorizado no Rio de Janeiro.

Segundo o vereador Victor Hugo, a ideia para o projeto de lei surgiu após um grupo de mulheres da Instituição Cegonha Reborn, composta por artesãs especializadas na criação de bonecos hiper-realistas, se reunirem na Estrada do Portela, em setembro de 2022, pedindo para que a data fosse reconhecida no calendário da cidade.

Assim, o vereador tinha o objetivo de incluir no calendário oficial da cidade o Dia da Cegonha Reborn “tendo em vista a relevância da Cegonha Reborn e em reconhecimento da ajuda psicológica que essas bonecas proporcionam a tantas famílias”. A data não seria considerada um feriado, apenas uma comemoração.

O autor do projeto vetado, o vereador Hugo Kaczmarkiewicz dos Santos, está no segundo mandato como vereador pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

O vereador, de 48 anos, nasceu em Olaria, no subúrbio carioca, e sua família tem ligação com o Complexo do Alemão, onde seu bisavô, Leonard Kaczmarkiewicz, conhecido como “Alemão”, se estabeleceu após fugir da Primeira Guerra Mundial. Segundo a história do vereador, a comunidade possui este nome em homenagem ao familiar.

O vereador Vitor Hugo já atuou como conselheiro do Comitê da Baía de Guanabara, vice-presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente e Conselheiro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Além disso, o vereador já presidiu a Comissão de Meio Ambiente na Casa.

“Essas mulheres, com mãos e corações generosos, ainda doam essas bonecas, que custam caro, para crianças carentes. É um gesto de empatia, afeto e cuidado que precisa ser valorizado”, escreveu o vereador no Instagram.

Na manhã desta segunda-feira, 2, Eduardo Paes publicou uma foto do veto ao projeto de criação do “Dia da Cegonha Reborn” em seu perfil do X (Twitter). Na postagem, o prefeito escreveu “Com todo respeito aos interessados mas não dá”.

O projeto do “Dia da Cegonha Reborn” foi aprovado pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro em 8 de maio, diante da repercussão que os bonecos ganharam no País. Caso fosse sancionada a proposta, a data escolhida para a comemoração seria no dia 4 de setembro.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 23/10/2025

Nesta quinta-feira, o movimento dos astros despertará emoções intensas e transformações profundas, influenciando cada nativo…

3 horas ago

‘Este time quer muito. Dá orgulho’

O técnico Filipe Luís estava orgulhoso do desempenho do time do Flamengo na vitória, por…

3 horas ago

Carrascal decide e Flamengo fica em vantagem na semi da Libertadores

Em um jogo no qual não encontrou facilidades diante de um Racing (Argentina) muito aplicado, o…

4 horas ago

Flamengo conta com a sorte, marca no fim e obtém curta vantagem sobre o Racing na Libertadores

O Maracanã acompanhou nesta quarta-feira um duelo dramático pelas semifinais da Libertadores. O Flamengo não…

4 horas ago

Exploração da Margem Equatorial depende agora de encontrar petróleo, diz Magda, da Petrobras

Para a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, a licença do Ibama para perfuração da Margem…

5 horas ago

Petrobras arremata concessão do terminal portuário RDJ07 com outorga de R$ 104 mi

A Petrobras arrematou nesta quarta-feira, 22, a concessão para arrendamento do terminal RDJ07, localizado no…

5 horas ago

This website uses cookies.