Quem é o vereador que propôs o dia da ‘Cegonha reborn’ e o que diz o projeto vetado por Paes


O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), vetou integralmente o projeto de lei para criar o “Dia da Cegonha Reborn”, aprovado pela Câmara Municipal. O texto foi proposto pelo vereador Vitor Hugo (MDB), com o intuito de homenagear o trabalho das artesãs, chamadas de “cegonhas reborn”, que confeccionam os bonecos hiper-realistas.

O autor do texto justificou o projeto afirmando que “o nascimento de um bebê é um momento singular na vida de uma mulher, e não é diferente para as mamães reborn”. Por isso, para o vereador Vitor Hugo, a “Arte da Cegonha Reborn” de recriar os detalhes realistas dos bonecos merecia ser valorizado no Rio de Janeiro.

Segundo o vereador Victor Hugo, a ideia para o projeto de lei surgiu após um grupo de mulheres da Instituição Cegonha Reborn, composta por artesãs especializadas na criação de bonecos hiper-realistas, se reunirem na Estrada do Portela, em setembro de 2022, pedindo para que a data fosse reconhecida no calendário da cidade.

Assim, o vereador tinha o objetivo de incluir no calendário oficial da cidade o Dia da Cegonha Reborn “tendo em vista a relevância da Cegonha Reborn e em reconhecimento da ajuda psicológica que essas bonecas proporcionam a tantas famílias”. A data não seria considerada um feriado, apenas uma comemoração.

O autor do projeto vetado, o vereador Hugo Kaczmarkiewicz dos Santos, está no segundo mandato como vereador pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

O vereador, de 48 anos, nasceu em Olaria, no subúrbio carioca, e sua família tem ligação com o Complexo do Alemão, onde seu bisavô, Leonard Kaczmarkiewicz, conhecido como “Alemão”, se estabeleceu após fugir da Primeira Guerra Mundial. Segundo a história do vereador, a comunidade possui este nome em homenagem ao familiar.

O vereador Vitor Hugo já atuou como conselheiro do Comitê da Baía de Guanabara, vice-presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente e Conselheiro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Além disso, o vereador já presidiu a Comissão de Meio Ambiente na Casa.

“Essas mulheres, com mãos e corações generosos, ainda doam essas bonecas, que custam caro, para crianças carentes. É um gesto de empatia, afeto e cuidado que precisa ser valorizado”, escreveu o vereador no Instagram.

Na manhã desta segunda-feira, 2, Eduardo Paes publicou uma foto do veto ao projeto de criação do “Dia da Cegonha Reborn” em seu perfil do X (Twitter). Na postagem, o prefeito escreveu “Com todo respeito aos interessados mas não dá”.

O projeto do “Dia da Cegonha Reborn” foi aprovado pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro em 8 de maio, diante da repercussão que os bonecos ganharam no País. Caso fosse sancionada a proposta, a data escolhida para a comemoração seria no dia 4 de setembro.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Vasco busca ‘milagre’ e Bahia tenta superar histórico fora de casa na Sul-Americana

Dois clubes brasileiros entram em campo nesta terça-feira com destinos em aberto na Copa Sul-Americana.…

8 minutos ago

Globo troca abertura de ‘Vale Tudo’ e coloca Preta Gil cantando; veja o momento

Por Redação O Estado de S. Paulo - 22/07/2025 08:01 No capítulo de Vale Tudo…

10 minutos ago

Argentina garante ​vaga nas semifinais da Copa América Feminina

A primeira classificada às semifinais da Copa América Feminina, disputada no Equador, é a Argentina.…

12 minutos ago

Governo abre inscrições para cursos técnicos EaD das Escolas do Futuro

As Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) oferecem 202 vagas em cursos da área de…

19 minutos ago

Médico de SP é preso acusado de racismo e de agredir funcionários em hotel de luxo no Nordeste

Um médico e empresário de São Paulo foi preso em flagrante na noite da última…

21 minutos ago

partido de extrema direita amplia tamanho no Parlamento com discurso similar ao de Trump

Por Redação O Estado de S. Paulo - 22/07/2025 07:41 O partido de extrema direita…

23 minutos ago

This website uses cookies.