Quem é o líder do PCC que estava foragido desde 2016 e foi preso em estacionamento


Por Redação O Estado de S. Paulo – 05/07/2025 07:27

A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu na quinta-feira, 3, Ricardo Batista Ambrózio, de 44 anos. Vulgo Perfume ou Kaiak, ele é apontado como “sintonia final da rua” do Primeiro Comando da Capital (PCC), sendo considerado como um dos responsáveis pela liderança da organização fora do sistema prisional, segundo denúncia do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de São Paulo (Gaeco-SP). A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Ambrózio

A prisão de Ambrózio ocorreu no estacionamento de um supermercado de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. As investigações que levaram a polícia até Ambrózio começaram após a mulher dele procurar a Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec) para tirar a segunda via de documentos de seus filhos. Toda sua família, a mulher de Ambrózio, de 32 anos, e seus dois filhos, de 12 e 15 anos, utilizavam documentação falsa.

“Esse indivíduo já foi um dos chamados ‘Sintonia Geral da Rua’, atuando lado a lado com nomes conhecidos”, disse ao Estadão o coronel Valmor Racorti, comandante dos batalhões de Choque da PM de São Paulo. “Trata-se de um criminoso das antigas, com relevância e respeito nas ruas.”

Após localizarem Ambrózio no estacionamento do supermercado, os policiais foram até a casa dele e apreenderam uma pistola com a numeração raspada, três veículos e diversos aparelhos celulares. O líder do PCC foi autuado em flagrante pelos crimes de uso de documento falso e posse de arma de fogo com numeração suprimida, cujas penas, somadas, podem chegar a 12 anos de reclusão.

Além disso, foi cumprido um mandado de prisão expedido em 2016 pela 1.ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, decorrente de condenação a 16 anos de prisão pelos crimes de associação criminosa e associação para o tráfico de drogas.

“Esta prisão representa um duro golpe contra o crime organizado, pois retira das ruas um dos principais articuladores da facção fora do sistema prisional”, afirmou a delegada da Delegacia Especializada de Estelionato de Cuiabá, Eliane da Silva Moraes.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Paulinho confirma que vai perder o restante da temporada por cirurgia: ‘Fui ao meu limite’

Paulinho vai se afastar dos gramados e não voltará a jogar pelo Palmeiras nesta temporada.…

21 segundos ago

Verstappen faz a pole no zerar do cronômetro na Inglaterra; Bortoleto sai em 16º

Nem McLaren, nem Ferrari. Depois de um duelo intenso entre Oscar Piastri, líder do Mundial,…

39 minutos ago

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Antonieta Jorge de Almeida, ocorrido neste sábado,…

43 minutos ago

Sinner domina o lesionado Martínez e avança à 4ª rodada em Wimbledon

Tenista número 1 do mundo, Jannik Sinner deu sequência à busca pelo inédito título de…

56 minutos ago

Morre fundador da Igreja Maranata; pastor Gedelti Gueiros tinha 93 anos

Por Redação O Estado de S. Paulo - 05/07/2025 12:00 Faleceu na madrugada deste sábado,…

1 hora ago

Ataques aéreos de Israel matam 14 palestinos em Gaza, outras 10 pessoas morrem buscando comida

Ataques aéreos israelenses mataram 14 pessoas na Faixa de Gaza, e outros 10 palestinos foram…

1 hora ago

This website uses cookies.