Quem é Leo Afonso, único brasileiro que joga no time de Messi, adversário do Palmeiras


Rival do Palmeiras nesta segunda-feira, em duelo do Grupo A do Mundial de Clubes, o Inter Miami tem um brasileiro em seu elenco. Leonardo Afonso, de 23 anos, está no time americano desde que foi fundado em 2018, antes de as estrelas como Lionel Messi e Luís Suárez chegarem.

Afonso se mudou com a sua família para os Estados Unidos há quase uma década, quando tinha 14 anos, e sempre jogou futebol no país em que poucos gostam do esporte e assistem às partidas.

Paulista da capital, ele jogou em um clube na Flórida, disputou campeonatos juvenis e participou de torneios universitários representando a Virginia Cavaliers, da Universidade de Virgínia, na qual estudou relações internacionais.

Seu bom desempenho o levou a ser escolhido no “draft” da Major League Soccer, a liga americana de futebol, em 2023, pelo Inter Miami, que o levou para atuar na equipe B. “Depois de três meses, subi para o primeiro time”, conta, em entrevista ao Estadão.

Em pouco tempo, sua vida mudou. Da base, subiu ao profissional e passou a treinar e a jogar ao lado de um dos maiores jogadores da história. “Ele fica mais na dele ali, fica com o Suárez, mas se você tem alguma pergunta, se você quer alguma dica, a porta está sempre aberta”, diz o brasileiro sobre Messi. Desde julho de 2023, o astro argentino resolveu desacelerar e deixar o futebol europeu para defender o Inter Miami.

Pessoalmente, o brasileiro afirma não ter sido tão impactado no Inter Miami com a presença de Messi porque, desde sua fundação, o clube acostumou-se a ter estrelas, haja vista que foi comprado e fundado por David Beckham – os espanhóis Jordi Alba e Sergio Busquets são outros nomes conhecidos do elenco. “Mas óbvio que em dia de jogo o estádio está sempre lotado por causa dele (Messi)”, ressalta.

Leo Afonso é reserva e não saiu do banco nos dois jogos do time de Miami no Mundial, mas diz ter paciência para conquistar seu espaço em uma equipe estrelada. O Inter Miami é um dos três clubes americanos no Mundial – os outros são Seattle Sounders e Los Angeles FC – e é provável que seja o único deles a avançar às oitavas de final.

A surpreendente vitória sobre o Porto, definida com golaço de falta de Messi, deixou o Inter Miami em posição confortável para se classificar. Um empate garante com o Palmeiras garante tanto o time americano quanto o brasileiro na próxima fase.

“Todo mundo aqui no clube sabe que vai ser o jogo mais difícil que a gente tem na primeira fase”, comentou o atleta sobre o Palmeiras, time de sua mãe. “Estamos num grupo em que tudo pode acontecer”.

Fã de Neymar, Kaká e Roberto Firmino, o atacante prefere esconder o time pelo qual torce, mas admite ter vontade de regressar para defender uma equipe brasileira. “Nasci assistindo futebol brasileiro, assistindo à seleção, aos times do Brasil. Para mim, é um sonho meu e da minha família de que um dia eu consiga chegar lá.”



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Tenista do Casaquistão é suspenso por quatro anos por doping

Um tenista de 21 anos do Casaquistão foi suspenso por quatro anos por doping, informou…

21 minutos ago

PCGO prende homem envolvido em roubo em propriedade rural de Abadiânia – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais…

34 minutos ago

Após pedir soltura, MP volta atrás e denuncia empresário por morte de companheira em Alphaville

O Ministério Público de São Paulo recuou no pedido de soltura e denunciou Fábio Seoane…

36 minutos ago

confira nomes na pré-convocação de Ancelotti na seleção

Carlo Ancelotti divulgará na próxima segunda-feira sua segunda lista de convocados na seleção brasileira, para…

39 minutos ago

TV Brasil: Copa América Feminina chegou a 1,17 milhão de casas

Não foi apenas a seleção brasileira que brilhou na Conmebol Copa América Feminina de Futebol…

2 horas ago

‘Pensamos que teria tudo sob controle’

O chefe da Ferrari, Frédéric Vasseur, fez comparações entre Lewis Hamilton e seu antecessor na…

2 horas ago

This website uses cookies.