Categories: Últimas Notícias

Quem é Frankestein, apontado como ladrão de bancos que levava vida de luxo


Uma operação da Polícia Civil do Acre prendeu, na quarta-feira, 9, Erasmo Sérgio Alves, o ‘Frankenstein’, suspeito de vários roubos a bancos no Estado do Espírito Santo. Foragido da Justiça desde 2017, ele estava morando em um condomínio de luxo, em Rio Branco. Na capital acreana, o foragido usava identidade falsa e se apresentava como empresário.

A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Alves. O espaço está aberto para eventual manifestação.

O delegado titular da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), Saulo Macedo, afirma que Erasmo já foi condenado a mais de 60 anos de prisão, em penas somadas. Ele tinha dois mandados de prisão em aberto. Segundo ele, os agentes monitoraram o suspeito durante três semanas, depois de receber informações da polícia capixaba.

“A Denarc do Espírito Santo nos informou sobre um foragido de longa data que estaria escondido aqui. Ele é um criminoso bastante influente naquele Estado e confirmamos que estava vivendo em Rio Branco, sob identidade falsa, morando em casa de alto padrão, no Conjunto Tangará. Um estilo de vida de luxo, muito acima da média”, diz o delegado, através da assessoria de imprensa.

O investigado, de 52 anos, usava documentos falsos com o nome de Gustavo Sérgio Alves e vivia na capital acreana desde 2017. A prisão do foragido foi autorizada pela Vara de Juiz de Garantias, da capital, que expediu também um mandado de busca e apreensão na residência dele.

O cumprimento dos mandados de prisão exigiu uma operação envolvendo equipes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), que mobilizou um helicóptero. A ação foi realizada no início da tarde de quarta, na residência do foragido.

Durante o cumprimento do mandado de busca, foram encontrados 14 cartões bancários, documentos diversos com nome falso e um carro de alto valor. As equipes também identificaram indícios de que ele era responsável por remessas de drogas do Acre para o Espírito Santo. As investigações continuam para confirmar a extensão dessa atuação. “As fontes de inteligência apontam com segurança que ele era peça-chave no tráfico interestadual. A apuração sobre essas conexões segue em curso”, ressaltou Macedo.

Ligações com o Comando Vermelho

Em 2009, durante o julgamento de um pedido da defesa para que ‘Frankestein’ fosse transferido da Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, para um presídio estadual, o acórdão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) assinalou que o preso era considerado um dos dez detentos mais perigosos do sistema prisional do Estado.

Disse ainda que Erasmo Sérgio Alves “orgulha-se de ter seguido a carreira do crime por opção e convicção, iniciada no Rio de Janeiro, onde mantém fortes ligações com o Comando Vermelho”. Ainda segundo o acórdão, ‘Frankenstein’ foi um dos mentores do episódio que culminou com o incêndio de inúmeros ônibus na Grande Vitória, nos anos 1990.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Caravana Empreender com Você leva inovação e fortalecimento dos pequenos negócios a Vila Propício

Na quinta-feira, 14, a Caravana Empreender com Você, promovida pelo Sebrae Goiás, esteve em Vila…

17 segundos ago

relator do projeto de lei exclui trecho sobre empréstimos não consignados em parecer

O deputado federal Danilo Forte (União-CE), relator do projeto que veda descontos relativos a mensalidades…

3 minutos ago

Violência em jogo da Sul-Americana deixou 10 feridos com gravidade, diz jornal argentino

O episódio de forte violência em Avellaneda, no jogo entre Independiente e Universidad de Chile,…

5 minutos ago

Caravana “Empreender com Você” leva oportunidades e qualificação a Crixás

A Caravana Empreender com Você continua a todo vapor pelos municípios goianos. Nesta quarta-feira, 13,…

10 minutos ago

Presidente do Fed de Atlanta diz que ainda considera um corte de juros nos EUA para este ano

O presidente do Federal Reserve (Fed) de Atlanta, Raphael Bostic, afirmou nesta quinta-feira, 21, que…

18 minutos ago

Como mensagem vazada e apagada em grupo de WhatsApp escancarou crise na diretoria do São Paulo

Os desentendimentos internos da diretoria do São Paulo foram expostos, por engano, no grupo de…

20 minutos ago

This website uses cookies.