Por Redação O Estado de S. Paulo – 20/10/2025 15:02
Com um potente discurso anticorrupção e milhares de seguidores nas redes sociais, o vice de Rodrigo Paz Pereira, Edman Lara, um ex-capitão da polícia de 39 anos, ajudou a alavancar a popularidade do senador, que foi eleito neste domingo, 19, presidente da Bolívia.
Logo após o primeiro turno, Lara roubou os holofotes em um comício em El Alto, a 4.100 metros de altitude, cercado por cerca de mil simpatizantes. “Eu sou a garantia. Se Rodrigo Paz não cumprir, eu o confrontarei”, lançou como advertência ao próprio companheiro de chapa.
Conhecido como “capitão Lara”, desde 2003 ele é um símbolo da luta contra a corrupção ao denunciar com vídeos, inclusive ao vivo, casos de abusos policiais no Instagram e TikTok. Ele acumula “curtidas” e comentários.
A imagem de Paz ganhou mais força com a escolha de Lara como vice. Quando ele juntou-se à campanha em maio, sua espontaneidade deu um novo impulso à candidatura nas redes sociais, apontam especialistas.
“Eles se conectaram diretamente com (…) um eleitorado jovem, mais popular”, disse Erick Hurtado, especialista boliviano em marketing político, em entrevista à AFP.
Em entrevista ao The New York Times, o analista político Carlos Saavedra disse que Lara foi crucial para a forte estratégia de mídia social da campanha e classificou o ex-capitão como “um verdadeiro forasteiro político, um homem que nunca foi membro de qualquer partido.”
Paz diz que começou suas viagens há quatro anos e que visitou 220 dos 340 municípios do país. “Enquanto Lara fazia redes sociais, Rodrigo visitou muitos lugares do país” por terra e com poucos recursos, aos quais chegou “viajando muitas horas pelas estradas”, apontou Hurtado.
Em julho, Paz não foi convidado como outros candidatos para um fórum organizado por empresários em Santa Cruz, o motor econômico da Bolívia. Sua equipe de campanha invadiu o local e ergueu um grande banner com um número de telefone “para convidar o candidato (…) para fóruns e debates”. O incidente ganhou popularidade.
Seus adversários dominavam as telas das televisões e enchiam as ruas com anúncios. Mas Paz e Lara se conectavam com o eleitorado por outros meios: redes sociais e encontros cara a cara.
Ainda de acordo com o especialista, Paz não fez jingles, não distribuiu publicidade e não alugou palcos para comícios. “É um caso onde a autenticidade e a narrativa digital venceram todo o aparato tradicional dos meios de massa e do dinheiro”, disse Hurtado.
E, embora sua equipe tenha aplicado uma espécie de guerrilha de marketing, ele não é um outsider. Vereador, prefeito, deputado e senador, o candidato do Partido Democrata Cristão tem mais de duas décadas na política. (Com agências internacionais).
Por: Estadão Conteúdo
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