O diretor do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) Stephen Miran defendeu que a queda do déficit fiscal dos Estados Unidos tem reduzido o nível dos juros neutros no país, o que deixa a política monetária do BC americano em posição “mais restrita”. Em entrevista à Bloomberg no período da manhã desta sexta-feira, 3, ele afirmou que as condições financeiras ainda não estão completamente relaxadas, apesar do nível elevado de valorização do mercado acionário.
Miran apontou que o conjunto de novas políticas comerciais, econômicas, regulatórias e imigratórias do governo Trump estão afetando a economia dos EUA por canais não monetários. Mas, na visão dele, as medidas contribuem para impulsionar o crescimento da produtividade e do Produto Interno Bruto (PIB) potencial, ao mesmo tempo em que reduz pressões sobre a inflação.
Sobre as tarifas, Miran disse que ainda não identificou grandes efeitos nos preços aos consumidores dos EUA, alegando que a “elasticidade da demanda” e as múltiplas fontes de oferta ajudam a aliviar os custos. O diretor acrescentou ainda que o peso negativo até o momento está recaindo sobre empresas estrangeiras.
Miran argumentou que a “política monetária precisa olhar para frente” ao tomar decisões, projetando que parte do aumento na inflação deverá ser revertido em breve e que a queda nos preços de moradias ajudará na desinflação de serviços. “Eu particularmente coloco mais peso no desempenho dos preços de moradias, é o que as pessoas olham mais e onde temos maiores choques”, disse.
O diretor afirmou que projeta uma “trajetória benigna” da inflação e que ainda vê expectativas bem ancoradas, mas que pode alterar suas estimativas “se um novo dado ou choque surgir”.
Por: Estadão Conteúdo
O secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto, disse nesta sexta-feira, 3,…
Por Redação O Estado de S. Paulo* - 03/10/2025 15:35 A bispa de Londres, Sarah…
Com a chegada da primavera e dos dias mais ensolarados, é hora de dar espaço…
A astrologia pode ser uma ferramenta divertida para compreender a personalidade das crianças. Cada signo…
A Marcopolo, fabricante de carrocerias de ônibus, anunciou uma parceria estratégica com a Volvo Buses…
A tão sonhada volta de Lamine Yamal ao time titular do Barcelona se tornou um…
This website uses cookies.