Uma pintura de Mark Rothko avaliada em US$ 56 milhões (R$ 318 milhões na cotação atual) foi danificada após uma criança “riscá-la” durante uma visita a um museu na Holanda.
O caso aconteceu na semana passada. O quadro era exibido como peça de destaque no Museu Boijmans Vans Beuningen, em Roterdã.
À BBC, um porta-voz do museu descreveu o dano como superficial. “Pequenos arranhões são visíveis na camada de tinta sem verniz na parte inferior da pintura”, explicou.
“Foram requisitados especialistas em conservação na Holanda e no exterior. Atualmente, estamos pesquisando os próximos passos para o tratamento da pintura”, completou.
A gerente de conservação da Fine Art Restoration Company, Sophie McAloone, disse ao veículo que pinturas modernas sem verniz, como a de Rothko são “particularmente suscetíveis a danos” por causa da “combinação de materiais modernos e complexos, da ausência de uma camada de revestimento tradicional e da intensidade dos campos de cores planas, que tornam até as menores áreas de danos instantaneamente perceptíveis.”
“Nesse caso, arranhar as camadas superiores de tinta pode ter um impacto significativo na experiência de visualização da peça”, concluiu.
*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais
Por:Estadão Conteúdo
Um relatório da Organização Internacional de Polícia Criminal, a Interpol, identificou um aumento no tráfico…
Um dos principais nomes do último Campeonato Espanhol, o atacante Nico Williams rejeitou as propostas…
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) promoverá no próximo dia 16 julho, o ato de filiação…
O fim do relacionamento amoroso entre a cantora Katy Perry, 40 anos, e o ator…
Duas turistas foram mortas por uma elefanta nesta quinta-feira, 3, enquanto faziam um safári a…
Após se destacar no GP da Áustria de Fórmula 1, no fim de semana passado,…
This website uses cookies.