Putin diz que Trump luta ‘sinceramente’ por acordo e que guerra na Ucrânia poderia ser evitada


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira, 19, que concorda com a avaliação do presidente dos EUA, Donald Trump, de que a guerra na Ucrânia poderia ter sido evitada. “Ele disse: ‘se eu fosse presidente, essa guerra não teria acontecido’. Eu concordo com ele, de certo modo”, declarou Putin, em encontro com agências de notícias internacionais. Segundo o líder russo, Trump luta “sinceramente” por um acordo para encerrar o conflito com a Ucrânia.

O russo reafirmou sua versão sobre as origens da guerra. “Parte do território de um país decidiu se separar da parte principal. Eles tinham esse direito? Sim, conforme o direito internacional e a Carta da ONU”, disse. Segundo ele, a Rússia tentou negociar por oito anos, mas Kiev se recusou a cumprir os Acordos de Minsk. “No fim, tomamos a decisão de pôr fim a essa disputa – sim, com o uso de nossas Forças Armadas”, afirmou.

Putin ainda questionou a legitimidade do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, após o fim do mandato constitucional de cinco anos. Segundo ele, “em condições de lei marcial, a Constituição da Ucrânia prorroga apenas os poderes do Parlamento, não do presidente”. Para o russo, qualquer negociação de paz exigirá um interlocutor com autoridade legal. “Se a principal figura não é legítima, todo o sistema de poder se torna ilegítimo.”

Sobre a guerra entre Israel e Irã, Putin fez críticas a pressões por mudança de regime em Teerã e sugeriu uma saída negociada. “Seria correto que todos buscassem juntos formas de encerrar os combates e garantir tanto os interesses do Irã em seu programa atômico pacífico quanto a segurança de Israel”, afirmou.

Em relação à China, Putin ressaltou a importância da parceria econômica e tecnológica entre os países. “Temos projetos conjuntos de mais de US$ 200 bilhões. Todos realistas e serão implementados”, disse. Ele também elogiou os avanços chineses em inteligência artificial (IA) e genética, e afirmou que “a Rússia não está virando para a Ásia. Isso é uma direção natural do crescimento”.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

6 estratégias para apoiar adolescentes na reta final do vestibular

No fim de ano, o cansaço acumulado, a expectativa pelo futuro e a pressão por…

19 minutos ago

4 características do cachorro da raça foxhound americano

Originário dos Estados Unidos, o foxhound americano foi desenvolvido com o objetivo de caçar em…

52 minutos ago

Último dia para pagar parcela de tributos – Portal Goiás

Mais de 28 mil parcelas de tributos vencem nesta terça. Débitos somam R$ 66,7 milhões…

1 hora ago

Equatorial Goiás lança campanha de Black Friday para regularização de contas de luz em aberto

A Equatorial Goiás anuncia o lançamento de sua campanha de Black Friday, que teve início…

1 hora ago

Obras por todos os cantos de Goiás – Portal Goiás

Neste momento, 70 obras estão em andamento em todas as regiões do estado (Foto: Goinfra…

1 hora ago

This website uses cookies.