O presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusou nesta quinta-feira, 19, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de alimentar um “mito” sobre supostas intenções expansionistas russas para justificar o aumento de gastos com defesa entre os países da aliança. “A lenda de que a Rússia vai atacar a Europa é a mesma mentira inacreditável que Joseph Goebbels dizia: quanto mais absurda a mentira, mais rápido acreditam”, afirmou, em referência ao ministro da propaganda da Alemanha nazista.
Durante encontro com líderes de agências internacionais de notícias, em São Petersburgo, Putin disse que a “narrativa ocidental” serve para manipular contribuintes. “As elites ocidentais sempre usaram a ameaça vinda do leste para tirar dinheiro dos seus cidadãos e encobrir erros econômicos internos”, acusou.
Segundo o líder russo, mesmo com o aumento de orçamentos militares para até 5% do PIB em países-membros da aliança atlântica, “isso não faz sentido”. Putin afirmou que a Rússia “é autossuficiente em termos de defesa” e que “todas as ameaças que surgirem serão neutralizadas”.
“Vocês sabem que os países da Otan gastam hoje US$ 1,4 trilhão em armamentos? Isso é mais do que todos os outros países do mundo juntos, incluindo Rússia e China”, comparou. O presidente também questionou a racionalidade de decisões econômicas do Ocidente, como o embargo ao gás russo pela Alemanha.
Por: Estadão Conteúdo
O início de um novo ano costuma ser um período decisivo para quem deseja colocar…
Interessados em solicitar isenção da taxa de inscrição poderão fazê-lo a partir desta quinta-feira (15/01).…
Criado para ajudar a reduzir as infecções relacionadas à assistência à saúde em unidades hospitalares…
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atendeu, na tarde desta quarta-feira, 14, um sinistro de trânsito…
A Câmara Municipal de Goianésia, em parceria com o Governo de Goiás, por meio da…
O Grupo Divina Luz, com pesar, comunica o falecimento de Noete Mendes da Silva, ocorrido…
This website uses cookies.