projeção suavizada de IPCA 12M à frente segue em 4,06%


A mediana do relatório Focus para a inflação suavizada nos próximos 12 meses permaneceu em 4,06%. Um mês antes, era de 4,21%. Essa medida ganhou importância nas análises do mercado após a regulamentação da meta de inflação contínua, válida a partir deste ano.

O novo alvo foi descumprido pela primeira vez no dia 10 de julho, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o IPCA fechou junho com alta de 5,35% em 12 meses – acima do teto da meta, de 4,50%, pelo sexto mês consecutivo. No mesmo dia, o Banco Central publicou uma carta aberta ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informando que esperava que a inflação acumulada em 12 meses caísse abaixo do teto da meta no fim do primeiro trimestre de 2026.

Em declaração recente, o diretor de Política Econômica do BC, Diogo Guillen, esclareceu que a expectativa da autarquia para o retorno da inflação ao centro da meta acompanha o horizonte relevante da política monetária, atualmente localizado no 1º trimestre de 2027. “O objetivo é o atingimento da inflação no horizonte relevante, e a cada momento a gente está conduzindo a política monetária para esse atingimento”, disse.

O novo regime prevê que o cumprimento da meta seja apurado com base na inflação acumulada em 12 meses. Se a taxa ficar acima ou abaixo do intervalo de tolerância por seis meses consecutivos, considera-se que o BC perdeu o alvo. A meta é de 3%, com tolerância de 1,5 ponto porcentual para mais ou para menos. O ministro da Fazenda pode propor uma alteração ao Conselho Monetário Nacional (CMN), mas é necessário esperar 36 meses para que qualquer mudança tenha efeito.

A expectativa de inflação suavizada para os próximos 12 meses é calculada com base nas projeções das instituições para a inflação total nesse período. A cada nova divulgação do IPCA, a projeção para o mês mais antigo é substituída pelo novo dado. Para evitar saltos bruscos nas expectativas devido à diferença entre o valor projetado e o realizado, o Banco Central dilui esse desvio de forma gradual, do dia da divulgação até a próxima. O resultado é a inflação suavizada.

*Conteúdo elaborado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

PMI industrial global avança a 50,8 em outubro

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) da indústria global, elaborado…

15 minutos ago

Bolsas da Europa fecham majoritariamente em alta, com setor automotivo, balanços e PMIs

As bolsas da Europa fecharam majoritariamente em alta nesta segunda-feira, 3, impulsionadas por ações do…

24 minutos ago

Santos foi vazado nos últimos sete jogos e tem os melhores ataques do Brasileirão pela frente

O Santos tem bons motivos para se preocupar nos próximos dias. Apenas dois pontos distantes…

26 minutos ago

PMI industrial da zona do euro sobe a 50 em outubro e confirma prévia

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da zona do…

34 minutos ago

Clara Charf, militante de esquerda e viúva de Marighella, morre aos 100 anos

A militante de esquerda Clara Charf, viúva do guerrilheiro Carlos Marighella, morreu na madrugada desta…

37 minutos ago

Após 17 anos AC/DC volta ao Brasil em 2026 com o show da ‘Power Up Tour’

Depois de 17 longos anos, o AC/DC está de volta a São Paulo. A banda…

38 minutos ago

This website uses cookies.