Programa de Aquisição de Alimentos passa a incluir tilápia – Portal Goiás


Com presença em 176 municípios goianos, piscicultura movimenta economia, exportações e políticas públicas de fomento ao setor (Foto: Wenderson Araújo/CNA)

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) incluiu, pela primeira vez, a tilápia entre os produtos adquiridos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A decisão tem por objetivo estimular a cadeia produtiva da espécie no estado.

A iniciativa amplia o mercado institucional, promove a segurança alimentar e fortalece a agricultura familiar, integrando produção e consumo de forma estratégica e sustentável.

Para o titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende, a inclusão da tilápia no PAA e o avanço econômico da piscicultura representam uma importante etapa na valorização dos produtores e no fortalecimento da atividade em Goiás.

“Estamos falando de uma cadeia que gera emprego e movimenta agroindústrias. O apoio do Estado é essencial para transformar a piscicultura em uma fonte consistente de renda, inclusão produtiva e desenvolvimento regional”, destaca.

Piscicultura

Dados estatísticos mostram que a produção de tilápia segue em ritmo de crescimento em Goiás e vem impulsionando o fortalecimento da piscicultura no estado. Segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) 2023, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram produzidas 12,5 mil toneladas da espécie, representando um aumento de 3,4% em relação ao ano anterior.

A piscicultura possui ampla produção territorial, presente em 176 municípios e protagonismo de regiões como o Norte, Sul e Sudoeste goiano. Niquelândia, no Norte, segue como o maior produtor estadual com 4 mil toneladas. Em Inaciolândia, no Sul do estado, a produção chegou a 1,5 mil toneladas em 2023, uma alta de 9,1% em relação ao ano de 2022. Quirinópolis completa o trio de líderes, com 1,5 mil toneladas produzidas.

Além das condições naturais favoráveis, como disponibilidade hídrica e clima propício, o avanço da atividade é resultado direto de ações conjuntas entre o poder público, produtores e agroindústrias.

O estado conta atualmente com 39 agroindústrias registradas como entrepostos ou abatedouros de pescado, dos quais seis estão sob a fiscalização do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), 28 são inspecionadas pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e 5 estão sob a responsabilidade do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Mercado

Goiás também tem avançado nas exportações. Em 2024, o estado embarcou 76,3 toneladas de pescado, movimentando US$ 472,8 mil. Em 2025, entre fevereiro e maio, foi registrado o maior volume já exportado para o período: 30,9 toneladas. Esses números mostram a expansão do pescado goiano também no cenário internacional.

Produções goianas

Informações das principais cadeias agropecuárias do estado estão reunidas na 70ª edição do Agro em Dados, informativo mensal da Seapa, que neste mês destaca o fortalecimento da piscicultura no estado. A publicação está disponível para consulta em: https://goias.gov.br/agricultura/boletins-de-safra/.

Saiba mais

Aberto novo edital do PAA Quilombola

PAA Leite entrega 2 mil litros em Goiânia

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Governo de Goiás

Dener Rafael

Recent Posts

Polícia Civil resgata dois cães vítimas de maus-tratos em Morrinhos – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Morrinhos – 19ª…

56 segundos ago

Polícia Civil cumpre mandados judiciais por golpe do falso aluguel praticado contra moradores de Aparecida de Goiânia

A Polícia Civil de Goiás, por meio da 5ª Delegacia Distrital de Polícia de Aparecida…

1 hora ago

foragido por desvio de carga é preso no interior de São Paulo – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e…

3 horas ago

Saladas de quinoa: 6 receitas leves e nutritivas para o jantar

A quinoa é uma excelente opção para quem deseja uma refeição completa no jantar. Isso…

3 horas ago

Decisão da Copinha Feminina será disputada às 18h do próximo sábado

A Federação Paulista de Futebol anunciou, nesta quarta-feira (17), o horário da decisão da Copinha…

4 horas ago

This website uses cookies.