Categories: BRASIL

Programa amplia transmissão de canais de TV em 12 cidades de Minas Gerais

Mais 80 cidades brasileiras vão contar, em breve, com novas opções de canais digitais de TV. O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, assinou dois novos contratos, no valor total de R$ 32 milhões, para a instalação de estações transmissoras em municípios que ainda não contam com canais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ou da Rede Legislativa.

Os recursos do programa são do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

A iniciativa faz parte do Programa Brasil Digital, que já está em expansão e prevê beneficiar, no total, 250 cidades em todo o território nacional. Os equipamentos serão instalados em espaços cedidos por órgãos públicos, promovendo economia e agilidade na implementação.

Em Minas Gerais, os municípios de Araxá, Capelinha, Diamantina, Ipatinga, Itajubá, João Monlevade, Mariana, Ouro Preto, Poços de Caldas, São Francisco, São João Del Rei e Varginha terão acesso às transmissões. O programa vai chegar também a outros 68 municípios do país.

“Levar o sinal digital de TV para todos os cantos do país, especialmente nas regiões mais remotas, é uma das metas do governo. A população tem o direito de acessar informação de qualidade, cultura e serviços públicos na tela da TV”, destacou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

Com a ampliação, milhões de brasileiros poderão acompanhar a programação de canais públicos como TV Brasil, TV Educação, TV Saúde, Canal GOV, além das emissoras da Rede Legislativa, que transmitem conteúdos da Câmara dos Deputados, Senado Federal, câmaras municipais e assembleias legislativas.

Cidades contempladas

Os novos contratos contemplam municípios em 16 estados, com destaque para, além de Minas, Pará (10), Piauí (11) e São Paulo (8). Todos os locais passarão por vistorias técnicas para confirmação da viabilidade de instalação. As estruturas poderão, ainda, ser compartilhadas com outras emissoras, públicas ou privadas, caso haja capacidade disponível.

A empresa contratada, Kokusai Denki Electric Linear S/A, será responsável pela instalação das estações. A ação segue as diretrizes da Portaria nº 13.345, publicada em maio de 2023, que rege o Brasil Digital.

A lista de cidades pode sofrer alterações conforme os critérios técnicos da vistoria. A expectativa é que as transmissões estejam em funcionamento nos próximos meses, ampliando o alcance da TV Digital pública e fortalecendo o papel da comunicação como serviço essencial à cidadania.

Brasil 61

Recent Posts

Decisão da Câmara contra MP do IOF não é derrota ao governo, mas ao povo brasileiro, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a decisão da Câmara dos Deputados…

7 minutos ago

Nikolas vota errado em MP de Lula e é cobrado pelo MBL

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) votou de forma "errada" durante a análise da Medida…

10 minutos ago

Iza diz estar ‘muito feliz’ após término com Yuri Lima

A cantora Iza se manifestou pela primeira vez nesta terça-feira, 7, após confirmar o término…

11 minutos ago

Brasil tem 24 casos confirmados em 3 Estados

O número de pessoas intoxicadas por metanol no País subiu para 24, segundo novo balanço…

21 minutos ago

Ibovespa quebra correção e sobe 0,56%, de volta aos 142 mil pontos

Após uma abertura de semana com sequência de duas correções, o Ibovespa teve uma sessão…

22 minutos ago

Morre Miguel Ángel Russo, técnico argentino do Boca Juniors, aos 69 anos

Morreu nesta quarta-feira Miguel Ángel Russo, técnico do Boca Juniors, aos 69 anos, por complicações…

24 minutos ago

This website uses cookies.