Produção de motos sobe 17,4% e tem melhor resultado para setembro em 14 anos, diz Abraciclo


A produção de motos teve crescimento de 17,4% no mês passado, frente a setembro de 2024, chegando a 169,2 mil unidades, conforme balanço divulgado nesta terça-feira, 14, pela Abraciclo, a entidade que representa as fábricas de motocicletas do polo industrial de Manaus (AM). Foi o melhor setembro na produção de motos desde 2011.

Na comparação com agosto, porém, a produção teve queda de 9%.

Desde o início do ano, já foram produzidas 1,5 milhão de motos, o que também corresponde ao melhor resultado em 14 anos e a um crescimento de 13,1% em relação ao volume dos nove primeiros meses de 2024.

O desempenho reflete a expansão dos serviços de entrega (delivery), além da demanda por veículos mais baratos e econômicos tanto na manutenção quanto no consumo de combustível. Oito a cada dez motos produzidas em setembro foram modelos de baixa cilindrada.

As vendas no mês passado, de 205,9 mil motos, foram 31,5% superiores às de setembro de 2024. Ante agosto, houve alta de 11%. Com isso, as vendas de motos chegaram a 1,6 milhão de unidades nos nove primeiros meses de 2025, 14,4% acima do número apurado no mesmo período de 2024.

Aumento nas projeções

A Abraciclo revisou para cima as projeções ao desempenho neste ano, após os resultados expressivos tanto de produção quanto de vendas. Para a produção, a expectativa de crescimento subiu de 7,5% para 11,5%.

Se for confirmado o prognóstico, 2025 vai terminar com 1,95 milhão de motos produzidas em Manaus, onde estão quase todas as fábricas do veículo de duas rodas.

A Abraciclo também revisou a projeção para as vendas de motos, cujo crescimento esperado para este ano subiu de 7,7% para 11,9%. A expectativa agora é de que os emplacamentos alcancem 2,1 milhões de motos. Para as exportações, a previsão de 35 mil motos embarcadas ao exterior, um crescimento de 13%, foi mantida.

“Estamos vivenciando um ciclo de crescimento consistente e sustentável. A motocicleta se firmou como uma alternativa cada vez mais eficiente, acessível e alinhada às novas necessidades de mobilidade da população brasileira”, comentou o presidente da Abraciclo, Marcos Bento.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Há 5 anos, Brasil aplicava primeiras doses de vacina contra a covid-19

Há 5 anos, o Brasil dava seus primeiros passos rumo ao fim de um pesadelo.…

4 horas ago

Fiocruz conduzirá estudo com injeção contra HIV em sete cidades

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) irá iniciar um estudo para subsidiar a avaliação da incorporação…

16 horas ago

Sebrae Goiás integra Plano de Desenvolvimento do Setor Florestal lançado pelo Governo do Estado | ASN Goiás

O Governo de Goiás anunciou, nesta quinta-feira, 15, no Palácio das Esmeraldas, o Plano de…

19 horas ago

Reforma da UPA, postos de saúde e entrega do novo hospital integram o maior programa de estruturação da saúde em Goianésia

A Prefeitura de Goianésia deu início ao maior programa de reestruturação da saúde já realizado…

23 horas ago

CPE prende suspeito por tráfico de drogas durante ação em Goianésia

Uma ação da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) resultou na prisão de um suspeito por…

1 dia ago

Renegociação de dívidas: como reorganizar as finanças e sair do vermelho em 2026

A renegociação de dívidas tem se tornado uma alternativa cada vez mais comum para brasileiros…

1 dia ago

This website uses cookies.