O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, reforçou o apoio à Ucrânia e disse não descartar a presença de tropas canadenses no país como parte de futuras garantias de segurança. Ele visitou Kiev neste domingo, 24, em meio às celebrações do Dia da Independência da Ucrânia.
“O apoio do Canadá à Ucrânia é inabalável. Estamos com vocês a cada passo do caminho, na sua luta para defender sua soberania e realizar seus sonhos para o seu país”, disse Carney.
No encontro, Carney reafirmou o compromisso do Canadá com o país, lembrando os US$ 2 bilhões (equivalente a R$ 10,84 bilhões) em assistência militar anunciados na Cúpula do G7 em junho.
Segundo comunicado do governo canadense, parte dos recursos será usada para financiar um pacote de equipamentos da lista de prioridades da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), voltado ao reforço da defesa aérea ucraniana. Os dois líderes também discutiram cooperação em reconstrução, apoio a veteranos de guerra e o retorno de crianças ucranianas deportadas pela Rússia.
Carney destacou ainda a disposição canadense em ampliar a cooperação no setor de recursos naturais da Ucrânia, incluindo gás natural liquefeito. Ambos concordaram em manter contato próximo para avançar nas áreas de parceria.
O primeiro-ministro canadense anunciou também que viajará para a Polônia, Alemanha e Letônia, de 25 a 27 de agosto de 2025.
Por: Estadão Conteúdo
O idoso que havia sido resgatado na tarde de sábado, 23, por equipes do Corpo…
O US Open deste ano vai abrir uma nova frente de batalha entre o italiano…
A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Goianésia está desenvolvendo uma série de ações…
O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Romildo Alves de Sousa, ocorrido neste sábado,…
As sobremesas na taça despertam os sentidos, conquistando os olhos e paladar. Versáteis, agradam até…
Os líderes de Estados Unidos, China, França e Reino Unido, entre outras partes, cumprimentaram a…
This website uses cookies.