Primeiro-ministro do Canadá apresenta gabinete com grande presença de novatos


O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, apresentou seu novo gabinete nesta terça-feira, 13, semanas após sua vitória eleitoral, apostando em novatos e autoridades-chave nas relações com os Estados Unidos para reconstruir uma economia fragilizada pela política tarifária do presidente Donald Trump.

Carney decidiu manter François-Philippe Champagne como ministro das Finanças. Champagne enfrenta duas grandes tarefas imediatas: receber seus colegas do G7 na próxima semana em Banff, Alberta, para um encontro de três dias que deverá ser dominado por questões comerciais; e apresentar um plano orçamentário, provavelmente no próximo mês, delineando cortes de impostos e investimentos, conforme prometido durante a campanha eleitoral.

A maioria dos 28 integrantes do gabinete são recém-eleitos ou estão assumindo um cargo ministerial pela primeira vez. A mudança reflete a tentativa de Carney de distanciar sua administração da anterior, liderada por Justin Trudeau. Ex-presidente do Banco do Canadá, Carney venceu a eleição em 28 de abril defendendo que sua experiência econômica e capacidade de formulação política são o que o país precisa para enfrentar o atual período de turbulência econômica.

“Este novo gabinete foi construído para entregar as mudanças que os canadenses desejam e merecem,” disse o primeiro-ministro.

Antes de assumir a liderança do Partido Liberal, Carney criticou o governo Trudeau por não dar a devida atenção à economia, reconhecendo que o país já estava em uma situação frágil antes mesmo de Trump impor tarifas de até 25% sobre importações canadenses estratégicas, como de automóveis, aço e alumínio.

O comércio com os EUA representava cerca de um quinto do crescimento econômico do Canadá, e Carney alertou que a relação econômica de décadas com o país vizinho – marcada por uma rede de suprimentos altamente integrada – chegou ao fim. Ele tem falado sobre explorar novos laços econômicos e de defesa com a Europa e a Ásia.

“Será que o leste do Canadá poderá se reorientar para o comércio com a Europa e o oeste para o comércio com a Ásia? Não é impossível, mas será caro,” disse o economista Paul Krugman, vencedor do Prêmio Nobel, em podcast produzido pelo CIBC Capital Markets.

Entre as mudanças notáveis no gabinete do primeiro-ministro está a nomeação de Anita Anand como ministra das Relações Exteriores. Mélanie Joly, que ocupava esse cargo e fazia parte do círculo próximo de Carney nas negociações com a Casa Branca de Trump, assumiu o Ministério da Indústria, enquanto Dominic LeBlanc manteve a responsabilidade pelo comércio entre os EUA e o Canadá.

David McGuinty será o novo ministro da Defesa do Canadá.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

7 curiosidades interessantes sobre os rinocerontes

Os rinocerontes são mamíferos de grande porte que pertencem à família Rhinocerotidae. Reconhecidos por seus…

1 minuto ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 05/11/2025

Nesta quarta-feira, o movimento dos astros trará um clima de introspecção e reflexão, levando cada…

6 horas ago

Palmeiras e Ferroviária se classificam para final da Copa do Brasil

A grande decisão da Copa do Brasil Feminina está definida. Ela será disputada entre Ferroviária…

8 horas ago

Parapan de Jovens: Brasil garante dobradinha dourada no goalball

Com destaque para a dobradinha dourada no goalball, o Brasil conquistou dez medalhas nesta terça-feira…

10 horas ago

7 receitas de lasanha vegana para o jantar

Independentemente da ocasião, as lasanhas são sempre uma ótima opção para conquistar até mesmo os…

12 horas ago

Stefani e Babos vencem russas e se aproximam da semi do WTA Finals

A parceria da brasileira Luisa Stefani com a húngara Timea Babos está a uma vitória da…

12 horas ago

This website uses cookies.