Primeiro-ministro Carney diz que Canadá pode emergir como superpotência energética


O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, disse na terça-feira, 13, que está disposto a alterar as regras federais que podem representar obstáculos para a construção de projetos de energia e capitalizar a abundância de recursos naturais do país.

Carney reiterou seu compromisso em ajudar a construir um oleoduto de oeste para leste para transporte de petróleo bruto – desde que haja um consenso nacional. O premiê disse que procura posicionar o país como uma superpotência energética que inclui, mas não se limita, à produção de petróleo e gás.

“O teste é que os canadenses merecem resultados – não retórica e nem falar uns com os outros”, disse Carney em uma entrevista à CTV News Network do Canadá. “Acredito que, tanto por trabalhar no setor privado quanto no governo ao longo dos anos, você não consegue obter resultados a menos que trabalhe com parceiros.”

Seus compromissos com o desenvolvimento energético surgem no momento em que o líder de Alberta, rica em recursos, pondera realizar um referendo no ano que vem sobre se a província deve se separar do país. A primeira-ministra de Alberta, Danielle Smith, disse que se opõe à secessão, mas os moradores da província estão irritados e frustrados com a política ambiental federal – sob o comando do ex-primeiro-ministro Justin Trudeau – que, segundo ela, frustrou as perspectivas econômicas da região.

“Podemos ser uma superpotência energética e temos todos os componentes – em energia nuclear, energia hidrelétrica e, potencialmente, na captura e armazenamento de carbono, o que será um dos determinantes da competitividade industrial e da produtividade em vários setores.”

Ele disse que já prometeu reduzir o escopo das avaliações ambientais necessárias antes que os projetos de energia possam receber sinal verde. “Essa é uma grande mudança de abordagem que potencialmente abre uma série de projetos.”

Carney nomeou um ex-banqueiro do Goldman Sachs Tim Hodgson como Ministro da Energia. Na entrevista, Carney elogiou a gestão de Hodgson como presidente da Hydro One e como a empresa de distribuição de eletricidade fez incursões com as comunidades indígenas do Canadá para obter consenso sobre importantes projetos de recursos.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Sensação de 2025, Mirassol bate São Paulo em estreia no Paulistão

A sensação do futebol brasileiro em 2025 iniciou a temporada mostrando que deseja continuar surpreendendo.…

2 horas ago

Bobsled: Edson Bindilatti garante vaga para 6ª Olimpíada de Inverno

O baiano Edson Bindilatti, de 46 anos, está garantido na sexta Olimpíada de Inverno da…

3 horas ago

Balumango, a manga no pote temperada, é um negócio goiano que virou franquia | ASN Goiás

Há frutas que apenas alimentam e há frutas que contam histórias e nos trazem memórias…

4 horas ago

Com jovens, Bahia supera Jequié pela estreia no Campeonato Baiano

Maior vencedor do Campeonato Baiano e atual campeão, o Bahia iniciou bem a caminhada em…

6 horas ago

Primeira fase chega ao fim e 16 jogos abrem mata-mata da Copinha

Quatro jogos encerraram a fase de grupos da Copa São Paulo de Futebol Júnior neste…

11 horas ago

Supercopa Rei: CBF define horário de final entre Fla e Corinthians

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, neste domingo (11), o horário da edição 2026…

11 horas ago

This website uses cookies.