TODAS AS NOTICIAS

Primeiro grande frio do ano deve ocorrer em breve no Brasil e pode nevar no Sul

A chegada de ar polar muito intenso sobre a América do Sul vem sendo confirmada há vários dias, de acordo com a Climatempo, o que vai provocar uma virada de tempo no fim de maio para junho. Conforme a Climatempo, a queda de neve não pode ser descartada.

“Para simulações atmosféricas feitas em super computadores vêm confirmando nos últimos dias a entrada de uma potente e grande massa de ar frio de origem polar sobre América do Sul, com potencial para avançar com muita força também sobre o território brasileiro”, estima a empresa brasileira de meteorologia.

Faltando menos de um mês para o inverno, que tem início em 20 de junho, esta deverá ser a primeira onda de frio deste ano, com possibilidade de ser bastante acentuada não somente no Sul do País, mas em grande parte do Sudeste, do Centro-Oeste e Estados do Norte, como Rondônia, Acre e sul do Amazonas.

“O grande diferencial desta massa de ar frio é que ela deve ter características continentais. Isso quer dizer que o ar de origem polar vai se deslocar pelo interior da América do Sul e não sobre o oceano”, explica a Climatempo.

Primeira onda de ar frio intenso

Segundo a empresa de meteorologia, a primeira dose deste ar frio intenso deve vir acompanhada de uma frente fria que deve provocar chuva no Sul do Brasil e Paraguai em 27 de maio.

Em 28 de maio, enquanto o ar polar avança sobre a região Sul e o Estado do Mato Grosso do Sul, a instabilidade da frente fria deve se espalhar sobre parte de São Paulo e de Mato Grosso, conforme estima a empresa de meteorologia.

Entre 29 e 30 de maio, espera-se uma queda acentuada de temperatura, em razão do ar polar, no Sul do País, Mato Grosso do Sul e partes do oeste e sul de Mato Grosso, podendo afetar Rondônia e Acre. Em São Paulo, a queda será menos intensa devido à nebulosidade e chuva.

A segunda dose de ar polar, que vai reforçar a primeira, está prevista para avançar sobre o Brasil entre 31 de maio e 1º de junho, intensificando o frio sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste.

“Essas projeções são iniciais e ainda vão sofrer vários ajustes de rota na próxima semana, considerando as condições reais do tempo que estarão sendo observadas sobre o Brasil e sobre a América do Sul”, reforça a Climatempo.

Possibilidade de nevar?

Segundo a empresa de meteorologia, a previsão meteorológica para o fim de maio e início de junho deste ano indica a possibilidade de neve e outras formas de precipitação invernal na região Sul do Brasil, devido à combinação de um ar frio muito intenso com a formação de um ciclone extratropical sobre o oceano, que traria a umidade necessária para a formação de nuvens.

Por Redação O Estado de S. Paulo – 23/05/2025 11:17
Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Saladas mornas e ricas em proteínas: 5 opções para o almoço

Nem sempre é necessário investir longas horas para garantir uma refeição nutritiva e saborosa. Muitas…

9 minutos ago

Passageiros relatam atrasos em voos no Aeroporto de Florianópolis

Passageiros que estão no Aeroporto de Florianópolis, em Santa Catarina, relatam voos atrasados em razão…

14 minutos ago

‘Ele é argentino e canhoto’

A rivalidade entre Real Madrid e Barcelona ganhou novo capítulo na apresentação do jovem argentino…

28 minutos ago

Palmeirense Flaco López é convocado pela 1ª vez na Argentina e pode jogar com o ídolo Messi

O técnico Lionel Scaloni divulgou nesta segunda-feira uma pré-lista de 31 convocados para as duas…

43 minutos ago

Luis Fernando Verissimo segue em estado grave, internado em UTI

Por Redação O Estado de S. Paulo - 18/08/2025 12:26 O escritor Luis Fernando Verissimo…

45 minutos ago

Reeducandos auxiliam na revitalização de espaços públicos em Goiás – Portal Goiás

Reeducandos executam serviços de limpeza, manutenção e construção em espaços públicos e privados de diversas…

51 minutos ago

This website uses cookies.