Categories: Últimas Notícias

Previ recorre de decisão do STF que validou PIS/Cofins em rendimento previdência complementar


A Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ) recorreu nesta sexta-feira, 28, da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que validou a cobrança de PIS/Cofins sobre as reservas técnicas das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC). A entidade argumentou, por meio de embargos de declaração, que a Corte errou ao determinar o recolhimento de PIS/Cofins sobre valores destinados aos pagamentos de beneficiários do fundo.

Em dezembro do ano passado, o Supremo definiu que esses valores se enquadram nas atividades empresariais típicas das entidades e, por isso, cabe a incidência dos tributos federais. A decisão teve repercussão geral e se aplica não só à Previ como a todas as ações na Justiça que discutem o tema.

No recurso, a Previ salientou que é uma entidade sem fins lucrativos e sem patrimônio próprio e, por isso, suas atividades não devem sofrer incidência do PIS/Cofins – cuja incidência se dá sobre o faturamento das empresas.

Segundo a entidade, o Supremo se omitiu ao não se manifestar sobre a tributação dos valores usados para pagar os segurados do fundo.

Em sustentação oral realizada no julgamento, a própria Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) afirmou que o PIS/Cofins incide sobre “parcela diminuta” dos fundos porque a lei já proíbe a tributação dos rendimentos que forem destinados ao pagamento de benefícios. “Apenas sobre as receitas financeiras destinadas à gestão administrativa dos fundos de pensão é que incidirá a tributação”, disse a procuradora Patrícia Grassi.

Para a Previ, a decisão do Supremo “ignorou” que as receitas financeiras destinadas à composição das reservas do plano previdenciário já são excluídas da base de cálculo do PIS/Cofins. “O acórdão recorrido ignorou tal situação e, além de não contemplar o pedido da Previ quanto ao afastamento do PIS/Cofins sobre o programa administrativo, foi além e condenou a entidade a recolher tais tributos sobre parcela já expressamente dedutível por lei”, argumentou.



Por: Source link

Estadão

Recent Posts

João Pedro, do Chelsea, faz post provocativo ao Palmeiras após classificação no Mundial

O atacante brasileiro João Pedro, do Chelsea, cutucou o Palmeiras após a classificação do time…

17 minutos ago

Alarme falso de incêndio em avião deixa 18 feridos em aeroporto na Espanha

Um alerta falso de incêndio em um avião da Ryanair no Aeroporto de Palma de…

45 minutos ago

Bortoleto lamenta quebra do assoalho e desempenho da Sauber na Inglaterra: ‘Complicado’

Após deixar a Áustria com o oitavo lugar no grid e também na corrida, Gabriel…

46 minutos ago

Paris reabre o Sena para banhistas após mais de 100 anos

Por Redação O Estado de S. Paulo - 05/07/2025 13:35 Quase um ano depois dos…

1 hora ago

Neymar é liberado de treino do Santos para acompanhar o nascimento da filha Mel

Neymar foi liberado do treino do Santos neste sábado, para estar junto com a família.…

1 hora ago

Paulinho confirma que vai perder o restante da temporada por cirurgia: ‘Fui ao meu limite’

Paulinho vai se afastar dos gramados e não voltará a jogar pelo Palmeiras nesta temporada.…

2 horas ago

This website uses cookies.