Washington Luís, zona sul de São Paulo, ferindo gravemente uma passageira, é filho de um motorista de ônibus, de acordo com a polícia de São Paulo. A informação foi divulgada inicialmente pelo portal Uol e confirmada pelo Estadão.
O suspeito, identificado pela polícia como Everton de Paiva Balbino, foi preso nesta terça-feira, 7, pelos policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e indiciado pelo por tentativa de homicídio e danos ao patrimônio.
As investigações apontam que o pai de Everton não teria envolvimento nos ataques. A reportagem não conseguiu contato com a defesa do suspeito.
Ainda segundo os investigadores, a filiação do suspeito reforça a tese de que os atos de vandalismo podem ter sido motivados pela rivalidade e a disputa por espaço entre empresas de ônibus. Em janeiro, a Prefeitura de São Paulo proibiu as empresas UPBus e a Transwolff de operarem linhas de ônibus na capital.
A onda de depredação contra coletivos já registrou mais de 260 ocorrências somente na capital paulista, segundo a SPTrans. Os ataques aconteceram também na região metropolitana e Baixada Santista.
As outras hipóteses são a realização de desafios na internet – a polícia identificou adolescentes em algumas ações – e coordenação da facção criminosa PCC, mas a motivação ainda não foi apontada pelos investigadores.
O ataque na Avenida Washington Luís, Campo Belo, na zona sul, foi um dos mais violentos na capital. A pedra acertou uma mulher sentada no banco que teve ferimentos no rosto e chegou a ser hospitalizada. Não há informações sobre seu estado de saúde. O ônibus atingido foi da concessionária MobiBrasil e operava na linha 607C/10 por volta das 21h45.
De acordo com a Polícia Civil, que contabiliza cerca de 180 atos de vandalismo registrados em Boletins de Ocorrência, 60% estão concentrados na zona sul da capital, principalmente nas avenidas Cupecê, Washington Luís e Vereador João de Luca.
A polícia já realizou outras prisões de outros supostos autores dos disparos. Na última sexta-feira , 4, um adolescente envolvido em um ataque em Cotia foi apreendido e conduzido à delegacia. No sábado, 5, dois homens foram presos em flagrante após danificarem coletivos em Pirituba e Santo Amaro, nas zonas Oeste e Sul, respectivamente.
Na quinta-feira, a Secretaria da Segurança Pública iniciou reforço de policiamento nos corredores, garagens e terminais de ônibus.
Por: Estadão Conteúdo