Presidente do União responde a Lula e menciona ‘força política que não se submete ao governo’


O presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, respondeu nesta terça-feira, 26, a cobranças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a ministros da legenda. Em publicação nas redes sociais, Rueda afirmou que as declarações do petista apenas reforçam “a importância de uma força política que não se submete ao governo”.

A reação ocorreu após reunião ministerial em que Lula cobrou lealdade de ministros filiados ao União Brasil e ao PP, que formaram recentemente a federação União Progressista. Como mostrou o Estadão, Lula disse ter ficado indignado ao ver Rueda falar mal dele na cerimônia de anúncio da federação sem que nenhum ministro o defendesse.

O presidente também admitiu não gostar de Rueda, o que foi mencionado na publicação do presidente do União. “Na democracia, o convívio institucional não se mede por afinidades pessoais, mas pelo respeito às instituições e às responsabilidades de cada um. O que deve nos guiar é a construção de soluções e não demonstrações de desafeto”, escreveu.

No encontro de ontem, Lula avisou que quem não estiver confortável em permanecer na equipe deve deixar a Esplanada, mas ressaltou que espera manter relação de amizade com aqueles que eventualmente saírem. O presidente ainda pediu neutralidade na disputa de 2026, caso alguns não apoiem sua candidatura no primeiro turno.

O embate ocorre em meio a movimentos internos da federação em defesa da saída de seus quadros do governo. O União Brasil controla três pastas: Turismo, com Celso Sabino; Comunicações, com Frederico de Siqueira Filho; e Desenvolvimento Regional, com Waldez Góes – os dois últimos são indicações do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e não integram a sigla. Já o PP ocupa a pasta do Esporte, chefiada por André Fufuca.

O grupo formado pela federação ainda não apresenta consenso sobre a decisão de integrar ou deixar o governo federal. O presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), já defendeu o desembarque do governo Lula “o mais rápido possível”. Já Alcolumbre usou um tom conciliador ao dizer que a União Progressista não é nem governo nem oposição.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

10 alimentos que aumentam a saciedade

Sentir saciedade após uma refeição pode fazer grande diferença no controle do peso, na disposição…

8 minutos ago

“Levar alegria a quem mais precisa é dever do governo”, afirma Daniel Vilela em entrega do Natal do Bem – Vice-Governadoria

Com investimento de R$ 26,8 milhões, Governo de Goiás garante 665 mil presentes a crianças…

9 minutos ago

PCGO cumpre dois mandados de prisão por tráfico de drogas em Goiânia – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Capturas, cumpriu nesta quarta-feira…

11 minutos ago

CPE Goianésia localiza veículo adulterado durante patrulhamento

Uma equipe da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) de Goianésia, em ação realizada no município…

13 minutos ago

13º salário do INSS: veja quem tem direito e quando será pago

O 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), também chamado de abono anual,…

24 minutos ago

Sebrae apresentará na COP30 solução para gestão de emissões de gases em pequenas propriedades rurais

O Sebrae Goiás estará presente na COP30, em Belém do Pará. Com início previsto para…

38 minutos ago

This website uses cookies.