Presidente de Madagascar foge do país em meio a protestos da geração Z, mas não renuncia


Por Redação O Estado de S. Paulo* – 13/10/2025 20:05

O presidente de Madagascar, Andry Rajoelina, afirmou ter deixado o país “para proteger a própria vida” depois de uma unidade de elite das Forças Armadas se voltar contra o governo. Mas ele não anunciou sua renúncia. O discurso foi transmitido na noite desta segunda-feira, 13, pela televisão estatal, a partir de um local não revelado.

Rajoelina vinha enfrentando semanas de protestos liderados por jovens da chamada geração Z, que ganharam força no sábado, 11, quando uma unidade militar de elite, a Capsat, aderiu às manifestações e exigiu a renúncia do presidente e de seus ministros. O movimento foi classificado pelo governo como tentativa ilegal de tomada de poder, o que levou o mandatário a deixar Madagascar.

“Fui forçado a encontrar um lugar seguro para proteger minha vida”, disse Rajoelina em sua primeira declaração pública desde o início da crise. O pronunciamento foi adiado por horas, depois que soldados tentaram tomar o controle das instalações da emissora estatal, segundo o gabinete presidencial.

A Capsat declarou que assumiu o comando das Forças Armadas e nomeou um novo chefe militar, aceito pelo ministro da Defesa durante a ausência de Rajoelina. O coronel Michael Randrianirina, comandante da unidade, afirmou que o Exército “respondeu aos apelos do povo”, mas negou se tratar de um golpe.

Rajoelina pediu diálogo e respeito à Constituição, mas não informou para onde foi. A imprensa local divulgou que ele teria deixado o país em um avião militar francês, informação que Paris não confirmou oficialmente. Madagascar, ex-colônia francesa, mantém laços históricos com o país, e o fato de Rajoelina possuir cidadania francesa é motivo de controvérsia entre parte da população.

Os protestos, iniciados em 25 de setembro, começaram por causa de cortes recorrentes de água e energia, mas evoluíram para um movimento mais amplo contra o governo, com queixas sobre corrupção, custo de vida e falta de acesso à educação. Segundo as Organizações das Nações Unidas (ONU), ao menos 22 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas.

A situação é a mais grave desde 2009, quando o próprio Rajoelina chegou ao poder com o apoio da Capsat após um golpe militar que derrubou o então presidente Marc Ravalomanana. Ele foi eleito presidente em 2018 e reeleito em 2023, em uma votação boicotada pela oposição.

Nesta nova crise, a Embaixada dos Estados Unidos em Antananarivo pediu que cidadãos americanos permaneçam em locais seguros, descrevendo o cenário como “altamente volátil e imprevisível”. Já a União Africana apelou por calma e moderação de todas as partes envolvidas.

O ex-primeiro-ministro de Madagascar e aliado próximo de Rajoelina também deixou o país, chegando à ilha de Maurício na madrugada de domingo. O governo mauriciano confirmou o pouso de um avião particular com o grupo, mas afirmou “não estar satisfeito” com a situação.

*Com informações da Associated Press.

*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Estadão. Saiba mais em nossa Política de IA.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Apple TV+ faz mudança sutil no nome

Por Redação O Estado de S. Paulo - 13/10/2025 21:56 A Apple alterou o nome…

26 minutos ago

Milton Leite aciona Polícia Civil e acusa advogados do Jockey Club de injúria racial

O ex-presidente da Câmara Municipal de São Paulo Milton Leite (União Brasil) apresentou nesta segunda-feira,…

34 minutos ago

Barroso assina oficialmente aposentadoria e deixa o Supremo, após 12 anos na Corte

O ainda ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, assinou nesta segunda-feira, 13,…

38 minutos ago

Professor universitário aposentado desaparece no Rio após sair para fazer caminhada

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro tenta localizar o professor universitário aposentado Antônio…

44 minutos ago

Eduardo Sterblitch e Tatá Werneck vão fazer novo humorístico no Multishow

Eduardo Sterblitch e Tatá Werneck vão lançar um novo humorístico no Multishow. Batizada de ET,…

1 hora ago

Com herói improvável, Volta Redonda bate Atlético-GO na Série B

A segunda-feira foi de emoção no Estádio Raulino de Oliveira. Em partida válida pela 32ª…

1 hora ago

This website uses cookies.