Categories: Últimas Notícias

Presidente da FIA indica mudanças em punições a pilotos que usem palavrões na F-1


O presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Mohammed Ben Sulayem, indicou que pode amenizar futuras punições a pilotos que falem palavrões em entrevistas e durante corridas chanceladas pela entidade. Recentemente, o dirigente entrou em conflito com pilotos da Fórmula 1, principalmente com o tetracampeão mundial Max Verstappen.

Pelas redes sociais, Ben Sulayem afirmou que, após o “feedback construtivo” dos pilotos dos vários eventos que a FIA gere, “estou considerando fazer melhorias no Apêndice B”. O documento estabelece as punições para uma série de infrações, desde violência física até declarações políticas, palavrões e quaisquer comentários considerados causadores de “danos morais ou perdas” para a FIA.

Ben Sulayem vem tentando conter o uso dos palavrões na F-1 desde 2024 e as punições foram reforçadas neste ano para permitir multas e suspensões maiores para os pilotos que venham a cometer infrações reiteradas.

A repressão aos palavrões provocou uma reação negativa dos pilotos de F-1, principalmente de Verstappen. O gatilho da crise entre atletas e FIA aconteceu no ano passado, quando o holandês e Charles Leclerc sofreram punições. O piloto da Ferrari foi multado enquanto o tetracampeão mundial foi convidado a fazer serviços comunitários.

A reação também veio de outras categorias chanceladas pela FIA. Os pilotos do Campeonato Mundial de Rally boicotaram entrevistas na TV no mês passado depois que um deles foi multado.

Após a última etapa da F-1, na Arábia Saudita, Verstappen se recusou a falar sobre uma penalidade que lhe custou a liderança porque, segundo ele, qualquer crítica poderia infringir as regras da FIA. “Sei que não posso xingar aqui, mas, ao mesmo tempo, você também não pode ser crítico”, comentou o piloto da Red Bull.

A FIA deu sinais de que poderia começar a suavizar as punições quando Carlos Sainz Jr. não foi multado por usar um palavrão em uma coletiva de imprensa enquanto protestava contra outra multa por chegar atrasado à execução do hino nacional.

“Os seres humanos criam as regras e os seres humanos podem melhorar as regras”, escreveu Ben Sulayem, na segunda-feira. “O princípio da melhoria contínua é algo em que sempre acreditei e está no centro de tudo o que fazemos na FIA.”



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

PF cumpre mandado na Câmara dos Deputados em operação que investiga fraudes em licitações no CE

A Polícia Federal (PF) cumpre, nesta terça-feira, 8, mandado de busca e apreensão na Câmara…

8 minutos ago

Bombeiros de Goianésia são promovidos e recebem medalhas em cerimônia no Comando Geral em Goiânia

Na noite desta segunda-feira, 07, 10 bombeiros militares do 18º Batalhão Bombeiro Militar (BBM), com…

11 minutos ago

Personal trainer leva 45 pontos no rosto após ser agredido ao defender vítimas de assédio

Um personal trainer de 32 anos levou 45 pontos no rosto após ser agredido com…

20 minutos ago

Mbappé desiste de processo na Justiça contra o PSG e busca reconciliação

Um dia antes de reencontrar o time que defendeu por sete anos, Kylian Mbappé desistiu…

23 minutos ago

Quem é o deputado Júnior Mano, alvo de operação da PF no Ceará

A Polícia Federal (PF) cumpriu nesta terça-feira, 8, mandado de busca e apreensão na Câmara…

24 minutos ago

Aeroporto de Guarulhos suspende decolagens por 15 minutos durante operação da PM

Por Redação O Estado de S. Paulo - 08/07/2025 10:29 Durante uma operação de busca…

42 minutos ago

This website uses cookies.