Categories: Últimas Notícias

Presidente da FIA indica mudanças em punições a pilotos que usem palavrões na F-1


O presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Mohammed Ben Sulayem, indicou que pode amenizar futuras punições a pilotos que falem palavrões em entrevistas e durante corridas chanceladas pela entidade. Recentemente, o dirigente entrou em conflito com pilotos da Fórmula 1, principalmente com o tetracampeão mundial Max Verstappen.

Pelas redes sociais, Ben Sulayem afirmou que, após o “feedback construtivo” dos pilotos dos vários eventos que a FIA gere, “estou considerando fazer melhorias no Apêndice B”. O documento estabelece as punições para uma série de infrações, desde violência física até declarações políticas, palavrões e quaisquer comentários considerados causadores de “danos morais ou perdas” para a FIA.

Ben Sulayem vem tentando conter o uso dos palavrões na F-1 desde 2024 e as punições foram reforçadas neste ano para permitir multas e suspensões maiores para os pilotos que venham a cometer infrações reiteradas.

A repressão aos palavrões provocou uma reação negativa dos pilotos de F-1, principalmente de Verstappen. O gatilho da crise entre atletas e FIA aconteceu no ano passado, quando o holandês e Charles Leclerc sofreram punições. O piloto da Ferrari foi multado enquanto o tetracampeão mundial foi convidado a fazer serviços comunitários.

A reação também veio de outras categorias chanceladas pela FIA. Os pilotos do Campeonato Mundial de Rally boicotaram entrevistas na TV no mês passado depois que um deles foi multado.

Após a última etapa da F-1, na Arábia Saudita, Verstappen se recusou a falar sobre uma penalidade que lhe custou a liderança porque, segundo ele, qualquer crítica poderia infringir as regras da FIA. “Sei que não posso xingar aqui, mas, ao mesmo tempo, você também não pode ser crítico”, comentou o piloto da Red Bull.

A FIA deu sinais de que poderia começar a suavizar as punições quando Carlos Sainz Jr. não foi multado por usar um palavrão em uma coletiva de imprensa enquanto protestava contra outra multa por chegar atrasado à execução do hino nacional.

“Os seres humanos criam as regras e os seres humanos podem melhorar as regras”, escreveu Ben Sulayem, na segunda-feira. “O princípio da melhoria contínua é algo em que sempre acreditei e está no centro de tudo o que fazemos na FIA.”



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Criado na COP21, Global Solar Council (GSC) vai comemorar uma década na COP30

O Global Solar Council (GSC - Conselho Global de Energia Solar) escolheu a COP30 para…

4 minutos ago

Brasil não pode estar entre as 10 maiores economias do mundo e entre os mais desiguais

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao participar nesta sexta-feira, 29, da apresentação do estudo…

5 minutos ago

Pacheco e Nikolas lideram disputa pelo governo de MG; Lula e Zema têm rejeição

O senador Rodrigo Pacheco (PSD) e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) estão empatados na…

8 minutos ago

Operação Carbono Oculto é esforço para assegurar segurança e justiça social

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a parabenizar a equipe da Receita Federal pelo…

14 minutos ago

Neymar e Guilherme trabalham forte e Vojvoja, liberado no BID, ganha opções ofensivas no Santos

Um dia após fazer trabalhos físicos isolados em campo, Neymar mostrou que está pronto para…

16 minutos ago

Petróleo fecha em queda com apreensão sobre oferta da Opep mesmo com riscos geopolíticos

Os contratos futuros de petróleo fecharam em queda nesta sexta-feira, 29, pressionados pela perspectiva de…

25 minutos ago

This website uses cookies.