Presidente da Argentina, Javier Milei, receberá Prêmio Gênesis de US$ 1 milhão em Israel


O presidente da Argentina, Javier Milei, foi premiado com o Prêmio Gênesis de US$ 1 milhão em janeiro, em reconhecimento ao seu apoio a Israel. Após adiar uma visita planejada em março, ele agora está programado para receber o prêmio em uma cerimônia no Knesset, o Parlamento israelense, no dia 11 de junho. Esta é a primeira vez que um chefe de Estado recebe o reconhecimento.

Segundo comunicado, Milei foi escolhido por unanimidade pelo comitê julgador, que destacou seu “apoio inequívoco a Israel”. Entre as ações citadas estão o anúncio da transferência da embaixada argentina para Jerusalém, que não deve ocorrer neste momento, e a reversão de votos anti-Israel na ONU. O comitê também elogiou o presidente argentino por sua “defesa dos valores ocidentais, da democracia e da liberdade em todo o mundo”, com menção explícita ao apoio a Volodymyr Zelensky e ao povo da Ucrânia. Além disso, reconheceu “as conquistas econômicas de seu governo que estabilizaram a economia argentina em 2024”.

Milei afirmou estar “profundamente honrado por receber o Prêmio Gênesis. É claro que não ficarei com o valor monetário do prêmio. Irei doá-lo a causas que apoiam a liberdade e a luta contra o antissemitismo, tanto na Argentina como no mundo”. O presidente argentino ainda deve doar o valor do prêmio para lançar uma iniciativa voltada a melhorar as relações diplomáticas entre Israel e países da América Latina.

Para Stan Polovets, cofundador e presidente da Fundação Prêmio Gênesis, “Milei é um verdadeiro herói do povo judeu”. Ele afirmou que, “ao contrário de líderes de muitos outros países, que permaneceram calados ou até sancionaram Israel, Milei apoiou o povo judeu e seu Estado”.

Entre os vencedores anteriores do prêmio estão o empresário e ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg, os atores Michael Douglas e Barbra Streisand, o violinista Itzhak Perlman, o escultor Anish Kapoor, o cineasta Steven Spielberg, o dono do New England Patriots Robert Kraft e o ex-prisioneiro político soviético Natan Sharansky.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Fãs reclamam de preços e problemas para comprar ingressos para shows de Maria Bethânia

Nesta segunda-feira, 30, no primeiro dia de venda de ingressos para os shows comemorativos de…

24 segundos ago

O que Guardiola está fazendo para reestruturar o City e concluir temporada com título mundial

Apesar de temer que o Mundial de Clubes "destrua" a próxima temporada do Manchester City,…

18 minutos ago

Governador admite falta de estrutura para resgate de Juliana Marins em área de vulcão

Lalu Muhamad Iqbal, governador da província de Nusa Tenggara Ocidental (NTB), na Indonésia, onde está…

46 minutos ago

Corpo de Juliana Marins, morta na Indonésia, terá nova autópsia no Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que vai atender ao pedido de nova autópsia do…

56 minutos ago

imprensa italiana elogia Fluminense e detona Inter

A derrota por 2 a 0 da Internazionale de Milão para o Fluminense, nas oitavas…

60 minutos ago

Brasil supera Canadá e vence a segunda na Americup feminina

Com um ótimo desempenho no último quarto, a seleção brasileira feminina de basquete conseguiu seu…

1 hora ago

This website uses cookies.