Presidente da Argentina, Javier Milei, receberá Prêmio Gênesis de US$ 1 milhão em Israel


O presidente da Argentina, Javier Milei, foi premiado com o Prêmio Gênesis de US$ 1 milhão em janeiro, em reconhecimento ao seu apoio a Israel. Após adiar uma visita planejada em março, ele agora está programado para receber o prêmio em uma cerimônia no Knesset, o Parlamento israelense, no dia 11 de junho. Esta é a primeira vez que um chefe de Estado recebe o reconhecimento.

Segundo comunicado, Milei foi escolhido por unanimidade pelo comitê julgador, que destacou seu “apoio inequívoco a Israel”. Entre as ações citadas estão o anúncio da transferência da embaixada argentina para Jerusalém, que não deve ocorrer neste momento, e a reversão de votos anti-Israel na ONU. O comitê também elogiou o presidente argentino por sua “defesa dos valores ocidentais, da democracia e da liberdade em todo o mundo”, com menção explícita ao apoio a Volodymyr Zelensky e ao povo da Ucrânia. Além disso, reconheceu “as conquistas econômicas de seu governo que estabilizaram a economia argentina em 2024”.

Milei afirmou estar “profundamente honrado por receber o Prêmio Gênesis. É claro que não ficarei com o valor monetário do prêmio. Irei doá-lo a causas que apoiam a liberdade e a luta contra o antissemitismo, tanto na Argentina como no mundo”. O presidente argentino ainda deve doar o valor do prêmio para lançar uma iniciativa voltada a melhorar as relações diplomáticas entre Israel e países da América Latina.

Para Stan Polovets, cofundador e presidente da Fundação Prêmio Gênesis, “Milei é um verdadeiro herói do povo judeu”. Ele afirmou que, “ao contrário de líderes de muitos outros países, que permaneceram calados ou até sancionaram Israel, Milei apoiou o povo judeu e seu Estado”.

Entre os vencedores anteriores do prêmio estão o empresário e ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg, os atores Michael Douglas e Barbra Streisand, o violinista Itzhak Perlman, o escultor Anish Kapoor, o cineasta Steven Spielberg, o dono do New England Patriots Robert Kraft e o ex-prisioneiro político soviético Natan Sharansky.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

10 hábitos e exercícios para melhorar a saúde dos rins

Os rins exercem um papel essencial no equilíbrio do organismo, pois são responsáveis por filtrar…

23 minutos ago

PCGO prende dupla em flagrante por tráfico de drogas e porte de arma em lava-jato utilizado como “boca de fumo”

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc),…

26 minutos ago

Roteiro em Tóquio: veja o que fazer, comer e comprar na capital do Japão

Tóquio é uma metrópole que combina tradição e futurismo em cada esquina. Entre templos milenares…

1 hora ago

Mundial Sub-17 Feminino: Brasil luta, mas perde para Coreia do Norte

Não foi desta vez. A seleção brasileira feminina Sub-17 foi superada por 2 a 0 pela…

2 horas ago

10 alimentos que aumentam a saciedade

Sentir saciedade após uma refeição pode fazer grande diferença no controle do peso, na disposição…

2 horas ago

This website uses cookies.