O primeiro-ministro da China, Li Qiang, conversou por telefone nesta sexta-feira, 6, com o homólogo do Canadá, Mark Carney, a pedido do líder canadense, informou o Ministério das Relações Exteriores chinês, em nota. Na ocasião, Li Qiang afirmou que as relações China-Canadá têm sido, há muito tempo, uma prioridade nas relações chinesas com os países ocidentais, mas que “têm sido alvo de interferências desnecessárias e enfrentado sérias dificuldades”.
“A China está disposta a trabalhar com o Canadá de forma prospectiva para promover a melhoria contínua das relações bilaterais, colocá-las em um caminho de desenvolvimento saudável e estável e alcançar uma cooperação mutuamente vantajosa”, menciona a nota.
Carney afirmou que os países têm uma profunda amizade tradicional, citou a disposição retomar as relações e espera retomar intercâmbios e mecanismos de diálogo de alto nível nas áreas de diplomacia, economia e comércio com a China, além de fortalecer a cooperação prática nas áreas de comércio, agricultura, energia, proteção ambiental.
Para o representante chinês, o desenvolvimento da China e do Canadá “é uma oportunidade, não uma ameaça, um para o outro”. “Não há conflito de interesses fundamental entre os dois países, mas sim amizade tradicional e benefício mútuo”, acrescenta. “Olhando para o futuro, a cooperação China-Canadá tem grande potencial. Os dois países possuem forte complementaridade econômica”.
De acordo com o texto publicado pela pasta, a atual situação internacional é turbulenta e o unilateralismo e o protecionismo estão se tornando cada vez mais intensos, mas China está disposta a trabalhar com o Canadá para salvaguardar conjuntamente o multilateralismo e o livre comércio, promover a globalização econômica e o desenvolvimento do sistema multilateral de comércio na direção certa e injetar mais estabilidade na paz e no desenvolvimento mundial.
Por: Estadão Conteúdo
A Nasdaq anunciou nesta quarta-feira mudanças em seus padrões de listagem para garantir a proteção…
A japonesa Naomi Osaka garantiu vaga na semifinal do US Open, nesta quarta-feira, ao derrotar…
Com a decisão desta quarta-feira (3) do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), para que…
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira, 3, que vê com "preocupação" a…
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que há uma relação desproporcional no comércio entre…
A queda de 0,2% na produção em julho ante junho fez o setor industrial brasileiro…
This website uses cookies.