Premiê do Canadá diz que reunião com Trump definirá acordo tarifário com EUA


Por Redação O Estado de S. Paulo – 12/06/2025 18:23

O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, afirmou que uma reunião bilateral com o presidente americano, Donald Trump, à margem da próxima cúpula de líderes do G7, no Canadá, será determinante para avaliar o quão próximos os dois países estão de um acordo bilateral sobre tarifas.

Em entrevista à emissora francófona Radio-Canada, Carney disse que autoridades de Ottawa e Washington estão envolvidas em intensas negociações sobre um novo pacto econômico e de segurança, mas que ainda não há um acordo fechado.

“A cúpula do G7 em Alberta será importante por várias razões”, afirmou Carney. Questionado sobre a possibilidade de um acordo, ele disse que o Canadá está preparado para tomar o tempo necessário para concluir um pacto que beneficie os dois países, mas ressaltou que sua paciência não é infinita.

Ele também afirmou que, caso as negociações não avancem, as autoridades canadenses estarão prontas para implementar novas tarifas retaliatórias contra determinados produtos americanos, em resposta à decisão de Trump de dobrar para 50% as tarifas sobre aço e alumínio estrangeiros. O Canadá é o maior fornecedor de ambos os metais para os EUA.

“Vamos tomar o tempo necessário, nem mais, nem menos”, disse Carney. “Se um acordo como esse não for possível em Alberta, não vamos assinar. Nós podemos esperar.”

Carney acrescentou que a cooperação na área de defesa poderia fazer parte do acordo, no qual o Canadá exige a eliminação de todas as tarifas americanas sobre seus produtos. Além da tarifa de 50% sobre aço e alumínio, os EUA impuseram uma tarifa de 25% sobre veículos montados no Canadá e outros bens que não atendem às exigências do atual acordo comercial entre EUA, México e Canadá.

Os líderes mundiais começarão a chegar ao oeste do Canadá no domingo. As reuniões formais de autoridades de alto escalão sobre segurança econômica e global estão previstas para começar na segunda-feira. A cúpula será realizada na cidade de Kananaskis, em Alberta, cerca de 200 quilômetros ao norte da fronteira entre os EUA e o Canadá.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

PCGO, em ação conjunta com a PCPE, cumpre mandado e prende investigado por feminicídio – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual De Atendimento Especializado À Mulher…

44 minutos ago

Ministério da Saúde decide não incorporar vacina herpes-zóster ao SUS

O Ministério da Saúde decidiu não incorporar a vacina para a prevenção de herpes-zóster ao…

53 minutos ago

Com câncer no pescoço, Seu Júlio precisa de ajuda para custear tratamento; Saiba como contribuir

Conhecido pelo trabalho dedicado e pelo envolvimento com ações sociais em Goianésia, Júlio Cardoso da…

2 horas ago

Sua mochila já está pronta? Aulas na rede estadual iniciam na próxima terça, dia 20 – Portal Goiás

Ano letivo de 2026 da rede pública estadual de ensino de Goiás terá início na…

2 horas ago

Foragido da Justiça por roubo é recapturado pela Polícia Militar em Goianésia

A Polícia Militar de Goiás recapturou, na manhã desta terça-feira, 13, um foragido da Justiça…

3 horas ago

This website uses cookies.