Prefeitura de SP diz ter mapeado 32 ruas com usuários de drogas no centro; veja as principais


A Prefeitura de São Paulo afirma ter identificado 32 ruas da região central da cidade com a presença de usuários de drogas e dependentes químicos. O dado foi apresentado na manhã desta quinta-feira, 15, durante visita do prefeito Ricardo Nunes (MDB) ao Serviço de Cuidados Prolongados Álcool e Drogas Boracea, na Barra Funda, zona oeste da cidade.

Entre as localidades citadas estão:

– Alamedas: Glete, Cleveland, Nothmann;

– Ruas: Prates, Barão de Piracicaba, General Osorio, Helvétia, além da

– Avenida Duque de Caxias

– Terminal Princesa Isabel

– Praça Marechal Deodoro

Nesta quarta-feira, 14, a reportagem do Estadão encontrou um grupo de cerca de 30 usuários na praça, nas proximidades da estação do Metrô. Ali, os dependentes químicos estavam misturados à população em situação de rua que ocupa o local nos últimos anos.

“Temos o único ponto mais intenso que a gente viu, um número que é pequeno ainda assim considerado daquilo que viviam ali nas cenas abertas de uso na Protestante foi na Praça Marechal, fora ele concentração nós não identificamos nenhum outro”, disse o secretário Municipal de Segurança Urbana de São Paulo, Orlando Morando, em entrevista à Rádio Eldorado nesta quinta-feira.

Nunes e seu secretário da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, afirmaram que não há mais cenas abertas de uso de drogas na cidade.

De acordo com a Prefeitura, uma cena aberta de uso de drogas possui dois critérios definidos cientificamente: ter pelo menos um grupo de 15 pessoas consumindo entorpecentes e pelo período de uma semana.

A maior concentração de usuários, que formava o chamado “fluxo” da Cracolândia na esquina da rua dos Gusmões com rua dos Protestantes, se esvaziou nos últimos dias.

Até a semana passada, moradores estimam que cerca de 200 dependentes químicos se amontoavam na Rua dos Protestantes, quase no encontro com a Rua General Couto de Magalhães. O fluxo se estabeleceu por ali no fim de 2023, com mudanças pontuais para outros endereços, como no trecho da Rua Mauá rente à Estação da Luz.

A partir do esvaziamento, identificado por moradores e comerciantes desde o último sábado, os usuários se espalharam ainda mais pela região central.

O que se sabe sobre sumiço de usuários de droga

De acordo com o poder municipal, as equipes de saúde e assistência social abordaram 109 usuários de drogas e dependentes químicos na região central que ainda circulam pelas ruas da cidade. “O problema ainda não está totalmente solucionado, mas avançamos bastante”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes.

O vice-prefeito Mello Araújo (PL) afirmou ao Estadão que duas ações retiraram mais de 120 usuários do local: 80 na segunda-feira, e 42 nesta terça.

Orlando Morando atribuiu o esvaziamento da Cracolândia, às ações na Favela do Moinho, à procura de usuários por tratamento médico e intensificação das forças de segurança para coibir o tráfico de drogas na região.

ONGs que atuam na região, como a Craco Resiste, além de ativistas, reclamam de abordagens violentas. Morando negou uso da força.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Antonieta Jorge de Almeida, ocorrido neste sábado,…

4 minutos ago

Sinner domina o lesionado Martínez e avança à 4ª rodada em Wimbledon

Tenista número 1 do mundo, Jannik Sinner deu sequência à busca pelo inédito título de…

17 minutos ago

Morre fundador da Igreja Maranata; pastor Gedelti Gueiros tinha 93 anos

Por Redação O Estado de S. Paulo - 05/07/2025 12:00 Faleceu na madrugada deste sábado,…

28 minutos ago

Ataques aéreos de Israel matam 14 palestinos em Gaza, outras 10 pessoas morrem buscando comida

Ataques aéreos israelenses mataram 14 pessoas na Faixa de Gaza, e outros 10 palestinos foram…

30 minutos ago

Corinthians e São Paulo provocam o Palmeiras após eliminação: ‘Mundial é para poucos!’

Corinthians e São Paulo não perdoaram a eliminação do Palmeiras diante do Chelsea nas quartas…

55 minutos ago

Nasce Mel, segunda filha de Neymar e Bruna Biancardi

Por Redação O Estado de S. Paulo - 05/07/2025 11:26 Mel, segunda filha de Neymar…

57 minutos ago

This website uses cookies.