Prefeitura amplia Smart Sampa com 5,3 mil câmeras em parceria com empresa privada


Por meio de uma parceria com a empresa Gabriel, a Prefeitura de São Paulo vai acrescentar 5,3 mil câmeras de segurança integradas ao Smart Sampa, programa de monitoramento da Secretaria Municipal de Segurança Urbana.

Atualmente, o programa conta com 32 mil câmeras distribuídas pela cidade, sendo 12 mil provenientes da iniciativa privada. O objetivo é identificar suspeitos, foragidos e pessoas desaparecidas por meio da tecnologia de reconhecimento facial. A Prefeitura estima chegar a 40 mil dispositivos até o final do ano.

O Executivo promove a expansão por meio de um edital de chamamento público publicado no ano passado, que prevê a integração de câmeras da iniciativa privada, de concessionárias e de munícipes ao Smart Sampa. A proposta é que todas as imagens sejam integradas dentro de uma única plataforma da Prefeitura.

“As imagens desses equipamentos são incorporadas à central de monitoramento, ampliando a cobertura da cidade e fortalecendo as ações de prevenção e resposta rápida da Guarda Civil Metropolitana (GCM)”, afirmou a Prefeitura.

A Gabriel é uma empresa de tecnologia que já possui câmeras – conhecidas como “camaleões” – instaladas na frente de condomínios em São Paulo. Com a parceria, essas câmeras também abastecerão a central de monitoramento.

“Com a entrada dos camaleões no Smart Sampa, são mais de 5.300 câmeras protegendo a cidade e auxiliando as autoridades com tecnologia 100% brasileira”, disse a empresa em nota.

A integração permitirá que as autoridades tenham acesso em tempo real às imagens e a um histórico de 14 dias do que foi gravado. A Gabriel já colabora com a Polícia Civil por meio de uma plataforma que compartilha, mediante ofício, imagens que podem auxiliar nas investigações e na solução de crimes.

A empresa também atua no Estado do Rio de Janeiro, na capital e em Niterói, com foco na leitura de placas de veículos. Ao todo, são mais de 14 mil câmeras instaladas nas três cidades.

Segundo a Gabriel, a tecnologia já ajudou a analisar mais de 9 mil ocorrências criminais, contribuiu para o indiciamento de 500 suspeitos, localizou 11 pessoas e auxiliou na inocência de nove indivíduos.

“A integração da Gabriel ao Smart Sampa representa um passo decisivo na construção de cidades mais inteligentes, seguras e justas. Com impacto comprovado nos principais centros urbanos do país, a empresa reafirma sua missão de colocar a tecnologia a serviço da segurança”, afirmou a companhia.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 30/08/2025

As energias deste sábado favorecerão mudanças inesperadas e questionamentos profundos. Neste dia, atitudes impulsivas precisarão…

48 minutos ago

Robinho tem derrota no STF por 10 a 1 em recurso que tentava tirá-lo da cadeia

Robinho já tinha tido a confirmação de que continuaria preso, uma vez que o Supremo…

2 horas ago

Djokovic elimina britânico e está nas oitavas de final do US Open

Novak Djokovic está nas oitavas de final do US Open. O sérvio, sétimo cabeça de…

2 horas ago

Sabalenka derrota canadense e garante vaga nas oitavas de final do US Open

Número 1 do ranking mundial, a belarussa Aryna Sabalenka garantiu vaga nas oitavas de final…

3 horas ago

Etanol e diesel sobem em agosto em São Paulo, mostra pesquisa; gasolina aditivada cai

Os preços dos combustíveis apresentaram comportamentos distintos na cidade de São Paulo em agosto, segundo…

3 horas ago

CEO da Scania mostra preocupação com o Brasil por taxa de juros e tarifaço de Trump

O financiamento mais caro e, agora, as tarifas aplicadas nos Estados Unidos - dois fatores…

4 horas ago

This website uses cookies.