Categories: Últimas Notícias

PRD cancela filiação de Fernando Collor após prisão em Alagoas


O Partido da Renovação Democrática (PRD), afirmou, em nota, que cancelou a filiação do ex-presidente Fernando Collor de Mello, preso em Alagoas na madrugada desta sexta-feira, 25. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou a prisão de Collor depois de negar recurso da defesa. Collor é acusado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

“Ele é egresso da fusão com o PTB. Para nossa surpresa, ele ainda estava filiado ao partido”, disse o deputado Fred Costa (PRD-MG), líder da sigla na Câmara, ao Estadão. O PRD foi fundado a partir da fusão entre os partidos Patriota e PTB, aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 9 de novembro de 2023.

Na manhã desta sexta-feira, 25, a prisão de Collor foi mantida após audiência de custódia por videoconferência. O ministro Alexandre de Moraes determinou que ele comece a cumprir pena na ala especial do Presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira, em Maceió.

O PRD divulgou nota à imprensa para anunciar que soube que Collor teve o último recurso negado no processo referente à Operação Lava Jato e que cancelou seu registro junto à sigla. O partido não comentará sobre o julgamento do ex-presidente.

LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA:

O PRD NACIONAL, na condição de partido político reafirma seu compromisso com todos os preceitos basilares da democracia brasileira, com a verdade, boa administração e honestidade. Nesta manhã, 25, tivemos notícias através de veículos de comunicação que o ex-presidente da República Sr. Fernando Collor de Mello que aguardava o julgamento referente à processo crime oriundo da Operação Lava Jato, teve seu último recurso negado pelo Ministro Alexandre de Moraes.

Nesta condição, o PRD com fundamento no artigo 15 da Constituição Federal que prevê a suspensão dos direitos políticos no caso de condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos bem como artigo 11, inciso II do Estatuto Partidário que corrobora a previsão Constitucional, informa que realizou na presente data o cancelamento da filiação partidária do Sr. Fernando Collor de Mello.

Nada mais havendo a declarar, mantemos como política partidária não nos manifestarmos a respeito de decisões judiciais vinculadas à terceiros cabendo ao Poder Judiciário a tarefa de interpretar as leis, garantir os direitos individuais e resolver conflitos.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Intercorrência na Linha 2 – Verde do Metrô afeta circulação de trens e lota plataformas

Por Redação O Estado de S. Paulo - 14/10/2025 10:39 Os trens da Linhas 2…

2 minutos ago

FMI melhora projeção para o PIB do Brasil em 2025, mas corta a de 2026 por tarifaço dos EUA

O Fundo Monetário Internacional (FMI) voltou a melhorar a projeção de crescimento do Produto Interno…

3 minutos ago

FMI eleva projeção de crescimento do PIB global em 2025 para 3,2% e mantém de 2026 em 3,1%

O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB)…

22 minutos ago

Agehab entrega benefícios habitacionais – Portal Goiás

Desde 2021, Aluguel Social já beneficiou mais de 78 mil famílias, distribuídas em mais de…

28 minutos ago

Juros futuros avançam com dólar em dia de aversão ao risco no exterior

As taxas de juros negociadas no mercado futuro operam em alta na manhã desta terça-feira,…

31 minutos ago

This website uses cookies.