O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, afirmou que não vê participantes do mercado incorporando riscos à independência da autoridade monetária em meio às pressões do presidente dos EUA, Donald Trump, para baixar os juros. “Eu não vejo participantes do mercado considerando a questão da independência em termos de definição das taxas de juros”, disse, em coletiva de imprensa.
Powell afirmou também que o cenário de estabilidade financeira nos EUA é misto, mas famílias e bancos estão bem. “Não vemos taxas de juros moderados como terceiro mandato que demande ação específica”, disse.
Conforme ele, a redução do balanço de ativos não está tendo consequências macroeconômicas no país. “Estamos reduzindo balanço de ativos em ritmo bem marginal agora”, avaliou.
Para Powell, o mercado imobiliário residencial enfrenta escassez de imóveis, mas esse problema está além do trabalho que o Fed pode fazer. Ele disse que a taxa de hipoteca tem caído nos EUA, o que deve elevar demanda no mercado imobiliário.
O presidente do Fed evidenciou ainda a saúde financeira da maior economia do mundo. “É gratificante ver que economia está se segurando. O consumo é mais forte que esperado”, avaliou. “A economia não está ruim, já vimos desafios maiores”, acrescentou.
Por fim, afirmou que o emprego nos EUA estava sólido em julho, mas que a taxa de equilíbrio caiu bastante e que novos dados sugerem “riscos significativos”. Ponderou, contudo, que não há trajetória de juros sem riscos. “Nenhuma é óbvia”, avaliou, afirmando que o Fed não se distrairá com temas que vão além da política monetária.
Por: Estadão Conteúdo
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) considerou "injustificada" a decisão do Comitê de Política Monetária…
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou nesta quarta-feira, 17, que…
O interesse por previdência privada cresce à medida que mais pessoas percebem a importância de…
Enviado nesta quarta-feira, 17, à Câmara dos Deputados, o projeto de lei que (PL) que…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em entrevista à BBC, que o Brasil…
A seguir, o fechamento dos principais indicadores do mercado financeiro.BOLSASIbovespa: +1,06%Pontos: 145.593,63Máxima de +1,58% :…
This website uses cookies.