O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou nesta quarta-feira, 24, que o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, deveria ter sinalizado um corte acumulado de 100 a 150 pontos-base (pb) para as próximas reuniões de 2025 e 2026, após a flexibilização de 25 pb da semana passada.
“Estou surpreso que Powell não tenha sinalizado caminho para as taxas de juros”, disse Bessent em entrevista à Fox News. “Não sei porque ele moderou o discurso sobre corte de juros ontem”, acrescentou.
O secretário pontuou que fará “muitas entrevistas” para candidatos à presidência do BC americano na próxima semana e que terminará a primeira rodada de entrevistas na primeira semana de outubro. O mandato de Powell vai até maio de 2026.
Segundo ele, os EUA entraram em um ciclo de afrouxamento monetário, mas os juros ainda estão muitos restritivos e precisam baixar.
“Revisão de números de emprego mostraram que algo estava errado”, comentou Bessent ao argumentar sobre as mudanças no Departamento de Estatísticas de Trabalho (BLS, na sigla em inglês).
Por: Estadão Conteúdo