Porto do Açu e Porto de Antuérpia-Bruges assinam acordo para criar corredor de e-combustíveis


O Porto do Açu e o Porto de Antuérpia-Bruges assinaram nesta segunda-feira, 3, uma carta de intenções para a criação de um corredor marítimo verde entre Brasil e Europa, com potencial para se tornar a primeira grande rota de exportação de e-combustíveis do mundo, disseram as duas empresas em evento no Rio de Janeiro. O objetivo é que o corredor esteja em operação antes de 2030.

De acordo com o Porto do Açu, o acordo é resultado de um estudo de pré-viabilidade desenvolvido pelo Rocky Mountain Institute (RMI) e Global Maritime Forum (GMF), apresentado durante o Oceans of Opportunity Summit, no Rio de Janeiro.

O evento reuniu líderes do setor portuário, marítimo, energético, financeiro e governamental para discutir a agenda de descarbonização marítima do Brasil.

“Trabalhamos para que o Porto do Açu seja um hub global de exportação de combustíveis marítimos de emissão zero, estrategicamente posicionado para conectar a produção brasileira à crescente demanda europeia por soluções de baixo carbono. A criação do corredor reforça nossa estratégia de ser o porto da transição energética no Brasil”, afirmou o CEO da Prumo, Rogério Zampronha.

O Porto de Antuérpia-Bruges, um dos maiores hubs industriais da Europa, projeta a importação de 6 a 10 milhões de toneladas de amônia verde por ano até 2030, equivalente a 1,2 a 1,5 milhão de toneladas de hidrogênio verde. Essa demanda de mercado pode ser atendida pela produção brasileira, incluindo a prevista para o hub de hidrogênio e derivados do Porto do Açu.

“A parceria com o Porto de Antuérpia-Bruges mostra o poder da cooperação internacional e como podemos contribuir para uma economia marítima sustentável e circular. O Açu é um ecossistema que entrega resultados reais, com disponibilidade de energia e um modelo de porto privado que garante agilidade, eficiência e os mais altos padrões ESG”, explicou o CEO do Porto do Açu, Eugenio Figueiredo.

De acordo com o estudo de pré-viabilidade, o corredor Açu-Antuérpia oferece vantagens comerciais: a operação dos navios pode se aproximar da paridade de custos com combustíveis convencionais com os novos incentivos da Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês); a infraestrutura necessária já foi mapeada, incluindo terminais, protocolos de segurança e requisitos regulatórios; e há viabilidade comercial para atender à demanda europeia com baixo risco de compliance.

“A parceria com o Porto do Açu é um marco na construção de um corredor transatlântico de energia verde. Juntos, estamos preparando os primeiros fluxos de importação de amônia verde do Açu para Antuérpia-Bruges, impulsionando uma economia marítima verdadeiramente sustentável e circular”, afirmou o CEO do Porto de Antuérpia-Bruges Internacional, Kristof Waterschoot.

O mapeamento também destaca que o Brasil possui condições competitivas para se tornar um dos maiores produtores globais de e-combustíveis, impulsionado por sua matriz elétrica predominantemente renovável, políticas públicas para o setor e baixo custo de capital. Além disso, a implementação do IMO Net Zero Framework, prevista para o próximo ano, e políticas europeias como FuelEU Maritime e Emissions Trading System (ETS) devem criar incentivos adicionais para combustíveis de emissão zero ou quase zero. O setor marítimo é responsável hoje por cerca de 80% do comércio mundial em volume e por aproximadamente 3% das emissões globais.

“O Brasil tem os recursos para liderar o mundo em combustíveis marítimos sustentáveis e competitivos. Possui ótimas energias renováveis, carbono natural, uma indústria de recursos naturais próspera e conectividade que o tornarão uma potência global na próxima economia de energia e o posiciona como líder para nos levar até lá”, destacou o CEO da RMI, Jon Creyts.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

4 orações ao anjo Aladiah para atrair saúde, proteção e prosperidade

Se você busca fortalecer sua conexão espiritual e atrair boas energias para sua vida, as…

3 minutos ago

5 lançamentos da Netflix para a semana 03 a 09 de novembro 2025

A semana na Netflix chega repleta de estreias imperdíveis, misturando humor, ação e suspense psicológico.…

39 minutos ago

Taxas futuras de juros sobem em sintonia com mercado externo

A dois dias da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) que deve manter a…

49 minutos ago

STF marca sessão de denúncia contra Eduardo Bolsonaro por coação no processo da trama golpista

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir no plenário virtual, entre os…

52 minutos ago

meta é alcançar US$ 10 bi no TFFF durante presidência do Brasil na COP

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira, 3, em rápida conversa com jornalistas…

58 minutos ago

Brasileirão é eleito 8º melhor campeonato do mundo, atrás de Belga e 2ª divisão inglesa

Qual é o melhor campeonato nacional do mundo? Além de Premier League e La Liga,…

1 hora ago

This website uses cookies.