Por que anúncio envolvendo Reagan fez Trump suspender negociação de tarifa com o Canadá


Uma propaganda de cerca de um minuto paga pela província de Ontário, no Canadá, e veiculada na TV americana levou o presidente do Estados Unidos, Donald Trump, a encerrar as negociações sobre as tarifas impostas ao país vizinho.

O anúncio usa trechos de um discurso de 1987 do ex-presidente republicano Ronald Reagan, no qual ele afirma que tarifas sobre importações estrangeiras parecem fazer o que é patriótico, “mas, a longo prazo, essas barreiras comerciais prejudicam todos os trabalhadores e consumidores americanos”.

As falas foram utilizadas para criticar o governo Trump, que impôs 35% de tarifa sobre produtos canadenses, além de impostos individuais para setores específicos, como o de fabricação de automóveis e aço. As tarifas atingem duramente Ontário, maior província manufatureira do país norte-americano.

Trump reagiu na quinta-feira, 23, com uma postagem na rede social Truth Social, afirmando que o uso do anúncio pelo Canadá é “fraudulento” e seu conteúdo “falso”, já que Reagan “amava tarifas”. O presidente americano defendeu a importância das tarifas para a segurança nacional e economia dos EUA e declarou que as negociações com o país vizinho estavam encerradas dali em diante.

Embora não tenham sido transmitidas na íntegra na propaganda, as falas de Reagan são autênticas. O anúncio não esconde se tratar de um pronunciamento antigo, exibindo ao final a data e a imagem do ex-presidente.

Na sexta-feira, 24, o premiê de Ontário Doug Ford anunciou que o comercial deixaria de ser veiculado na TV americana a partir de segunda-feira “para que as negociações comerciais possam ser retomadas”. A decisão foi tomada após conversar com o primeiro-ministro canadense Mark Carney.

A Fundação e Instituto Presidencial Ronald Reagan criticou o “uso seletivo de áudio e vídeo” pela propaganda, que deturparia o discurso do ex-presidente. Também se queixou de não ter recebido um pedido de autorização para edição e uso do material. A entidade diz avaliar entrar com ação legal contra o governo canadense.

O gabinete de Ford defendeu o anúncio, dizendo que os trechos exibidos não foram alterados e que o discurso está em domínio público, segundo a emissora pública canadense CBC.

O que Reagan disse?

O pronunciamento de 1987 marcou um momento tenso na relação comercial entre os Estados Unidos e o Japão, em que o governo Reagan havia imposto tarifas de 100% sobre produtos eletrônicos do país asiático, como resposta ao descumprimento de um acordo bilateral.

O ex-presidente era – ao menos na retórica – um defensor do livre comércio e costumava criticar políticas que interferissem nessas relações. O discurso transmitido em rede nacional de rádio buscava justificar a medida.

Leia abaixo o trecho completo do discurso exibido no anúncio do Canadá:

“Quando alguém diz: ‘Vamos impor tarifas sobre importações estrangeiras’, parece estar fazendo algo patriótico ao proteger os produtos e empregos americanos. E, por vezes, funciona durante um curto período – mas só por um tempo limitado.

Mas, a longo prazo, tais barreiras comerciais prejudicam todos os trabalhadores e consumidores americanos. Tarifas altas levam inevitavelmente a retaliações por parte de países estrangeiros e ao desencadeamento de ferozes guerras comerciais.

Aí o pior acontece: os mercados encolhem e colapsam; empresas e indústrias fecham; e milhões de pessoas perdem os seus empregos.

Em todo o mundo, há uma crescente percepção de que o caminho para a prosperidade de todas as nações é rejeitar a legislação protecionista e promover a concorrência justa e livre.

Os empregos e o crescimento dos Estados Unidos estão em jogo.”



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Cineasta Jafar Panahi está no Brasil para lançar seu filme vencedor da Palma de Ouro

Um dos grandes nomes do cinema contemporâneo, Jafar Panahi, perseguido no Irã, onde ficou preso…

1 minuto ago

Polícia prende suspeito de tentativa de estupro de brasileira em Paris

A polícia da França prendeu na noite desta sexta-feira, 24, um homem identificado como o…

46 minutos ago

exploração da Margem Equatorial piora percepção do evento, mostra pesquisa

Levantamento realizado pela Quaest mostra que a autorização para exploração de petróleo na Margem Equatorial…

2 horas ago

o desafio imposto pelo Estadão aos militares

Era 20 de fevereiro de 1974 quando o jornalista Ruy Mesquita recebeu em sua sala…

2 horas ago

Dia do Macarrão: 4 receitas deliciosas e práticas para o almoço ou jantar

Celebrado em 25 de outubro, o Dia do Macarrão é uma ótima oportunidade para saborear…

2 horas ago

5 doenças sistêmicas que podem manifestar sinais sutis na boca

A boca pode revelar muito sobre o estado geral de saúde, já que alterações nos…

3 horas ago

This website uses cookies.