A coalizão governante da Holanda ruiu nesta terça-feira, 3, após o político de extrema-direita Geert Wilders sair da aliança, acusando os outros partidos de não fazerem o suficiente para limitar a imigração e preparando o terreno para uma possível eleição antecipada. “Não tivemos escolha. Eu prometi aos eleitores a política de asilo mais rigorosa de sempre, mas isso não foi concedido a vocês”, escreveu em publicação no X.
Na semana passada, Wilders exigiu que seus parceiros de coalizão, incluindo o partido do primeiro-ministro, Dick Schoof, assinassem um plano para cortar a imigração, que incluía a recusa de todos os novos pedidos de asilo e a “devolução” de refugiados sírios, já que o país do Oriente Médio tem um novo governo.
A coalizão de oposição pediu novas eleições após saída de Wilders, dizendo que o governo deixou o país “paralisado por um ano, enquanto há guerra na Europa”. Os partidos restantes, que não têm maioria, podem tentar juntar uma nova coalizão nos próximos dias, mas a maioria dos analistas vê novas eleições como o resultado mais provável.
Se uma nova eleição for confirmada, ela será o último “teste” de se os partidos de extrema-direita europeus ainda estão ganhando terreno no continenten, em meio a um fraco crescimento econômico e um aumento na migração nos últimos anos.
O Partido da Liberdade de Wilders ganhou o maior número de assentos de qualquer partido em uma eleição em 2023, mas não tinha maioria absoluta e foi incapaz de formar uma coalizão com Wilders como primeiro-ministro. Fonte: Dow Jones Newswires.*
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Por: Estadão Conteúdo
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e…
A Fundação Crescer está com inscrições abertas para o Programa Jovem Aprendiz em Goianésia, oferecendo…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da equipe da Delegacia de Polícia de Posse…
Sorteio de 196 moradias do Programa Pra Ter Onde Morar/Casas a Custo Zero vai beneficiar…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e o uso…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (DENARC),…
This website uses cookies.