Medida segue determinação do governador Ronaldo Caiado e foi anunciada durante apresentação da nova cúpula da segurança pública de Goiás. “Não é sobre ter a sensação de segurança, mas é ter a certeza da segurança”, afirmou o chefe do Executivo sobre a missão dada para as forças policiais do Estado

Governador Ronaldo Caiado durante apresentação de novos chefes de segurança: mudanças visam avanços no combate à criminalidade. Foto: Wesley Costa.Ampliação do efetivo de policiais, maior integração e cooperação entre as forças de segurança e transformação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Goiânia em delegacia estadual. Essas foram algumas das medidas anunciadas nesta segunda-feira (06/02), durante apresentação realizada pelo governador Ronaldo Caiado, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, dos novos nomeados para a cúpula da Secretaria Estadual de Segurança Pública. As mudanças abarcam os cargos mais altos na hierarquia da Polícia Civil e da Superintendência de Polícia Técnico-Científica, além de nomeações para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

O texto da publicação continua após a publicidade

Em entrevista coletiva à imprensa, Caiado afirmou que os nomes, publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) na última semana, refletem o compromisso do Governo de Goiás com o avanço no combate à criminalidade. “Tenho buscado resultados. É fundamental que tenhamos esse compromisso. O segundo mandato é mais desafiador do que o primeiro pois exige de nós mais avanços. Não é sobre ter a sensação de segurança, mas é ter a certeza da segurança. Então, a responsabilidade é ainda maior", afirmou o chefe do Executivo.

Novo delegado-geral da Polícia Civil de Goiás, André Ganga disse que pretende ampliar a Delegacia da Mulher de Goiânia, transformando-a em uma estrutura estadual. "Nossa ideia é ampliar seus tentáculos, transformá-la de uma delegacia municipal em estadual e padronizar procedimentos. Com isso, daremos um reforço para evitar crimes violentos contra mulheres", explicou. Para ele, o chamamento de cerca de 900 policiais aprovados em concurso público deve contribuir para operacionalizar a mudança.

Confirmado na Superintendência de Polícia Técnico-Científica, o perito criminal Ricardo Matos afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho integrado entre as forças, que tem resultado em queda de até 80% nos crimes praticados no estado. Dentro de um modelo "integrado e cooperativo", o superintendente afirmou que busca “dar continuidade ao trabalho com máxima efetividade, para dar respostas rápidas e certeiras nas investigações”.

Titular da Segurança Pública, Renato Brum ressaltou que o principal critério avaliado para a nomeação dos novos integrantes da pasta foi a meritocracia. "Avaliamos o currículo e o histórico de cada comandante. São pessoas que vão chegar para acrescentar, que têm larga experiência profissional e vão colocar a sua cadência para que a gente possa evoluir ainda mais", explicou. O secretário pontuou ainda que o "sucesso" da segurança pública tem a integração de forças como alicerce.

Mudanças
As nomeações entraram em vigor na data de publicação do decreto no Diário Oficial, última sexta-feira (03/02). A lista inclui cinco nomes para a Secretaria de Segurança Pública, dois para a Polícia Militar, três para a Polícia Civil e um para o Corpo de Bombeiros. Entre elas estão:

- superintendente de Polícia Técnico-Científica (SPTC): Ricardo Matos;

- superintendente de Ações e Operações Integradas (SSP): Evenir da Silva Franco Júnior;

- gerente de Operações Integradas (SSP): Luiz Paulo Vide;

- gerente de Contrainteligência Estratégica (SSP): Nínivi Maria Gontijo de Siqueira;

- subcomandante-geral (PM): Clives Pereira Sanches;

- chefe de Estado-maior Estratégico (PM): Durvalino Câmara dos Santos Júnior;

- delegado-geral (PC): André Gustavo Corteze Ganga;

- delegado-geral Adjunto (PC): Murilo Polati Rechinelli;

- superintendente de Polícia Judiciária (PC): Marcelo Aires Medeiros;

- subcomandante-geral (CBM): Pablo Lamaro Frazão



 Fique bem informado, nos acompanhe em nossas redes sociais
Telegram
Instagram
Twitter
Facebook - Grupo
Facebook - FanPage
WhatsApp - Grupo