A Polícia Civil de Goiás participou ativamente do Dia D da Operação Shamar 2025, realizado nesta quinta-feira (07), em uma ampla mobilização nacional de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. A ação, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), conta com a articulação estadual da Secretaria de Segurança Pública (SSP), e tem como destaque a atuação direta e estratégica da Polícia Civil em todo o território goiano.
Ao lado da Polícia Militar, Polícia Penal, Polícia Técnico-Científica, Corpo de Bombeiros Militar e Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, a Polícia Civil integra a força-tarefa responsável por executar ações repressivas, preventivas e educativas que visam proteger a vida das mulheres e garantir o acesso à justiça.
Durante a programação, a corporação participa da 5ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, evento oficial do Governo de Goiás que discute, sob o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”, políticas públicas voltadas à equidade de gênero. A PCGO está representada por delegadas e agentes especializadas na área, reforçando o compromisso institucional com a pauta.
Atuação da Polícia Civil na Operação Shamar 2024
Na edição anterior, em 2024, a participação da Polícia Civil foi fundamental para os resultados expressivos da operação em Goiás. Das 25 mil diligências realizadas, houve o atendimento de 2,3 mil pessoas e o resgate de 16 vítimas em situações de violência. A corporação da PCGO também atuou em 49 acompanhamentos para retirada de pertences, medida que assegura proteção imediata às vítimas.
No campo investigativo, a Polícia Civil foi responsável por 945 inquéritos policiais instaurados, além de 1,3 mil solicitações de Medidas Protetivas de Urgência (MPUs) e lavratura de boletins de ocorrência especializados, totalizando 10.922 atos processuais durante os 29 dias da operação.
A presença da PCGO também se destacou no eixo preventivo. Delegadas, agentes, escrivães e equipes técnicas participaram de ações educativas e de conscientização que alcançaram mais de 524 mil pessoas. Foram promovidas palestras, panfletagens e intervenções em mídia com foco no combate à violência de gênero, no fortalecimento da rede de apoio e na divulgação dos canais de denúncia, como o 197 e a Delegacia Virtual.
A participação ativa da Polícia Civil de Goiás na Operação Shamar reafirma o papel da instituição como linha de frente na proteção às mulheres, consolidando uma atuação que alia rigor investigativo, acolhimento humanizado e compromisso com os direitos humanos.
Fonte:Polícia Civil
Após a formalização da federação entre União Brasil e Progressistas (PP), a União Progressista, o…
Mais da metade, 54%, dos trabalhadores brasileiros com carteira assinada (CLT) ou que atuam como…
A ex-Fazenda Bia Miranda e o influenciador Gato Preto se envolveram em um acidente de…
Um homem foragido da Justiça, apontado pela polícia de São Paulo como integrante da facção…
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que a diretora do Federal Reserve (Fed) Lisa…
A produção industrial cresceu em julho, mas as expectativas dos empresários do setor para os…
This website uses cookies.