‘Pode ser tiro no pé’, diz Marina Silva sobre mudança no licenciamento ambiental


A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou nesta quinta-feira, 22, que a aprovação no Senado do novo marco do licenciamento ambiental vai “impactar inclusive interesses estratégicos e econômicos daqueles que acham que estão se fazendo um benefício”.

“Pode ser tiro no pé”, disse a ministra, durante evento do ministério em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. “Estamos de luto. Porque não tem como proteger biodiversidade se voltarmos para o tempo em que licenciamento não existia.”

Marina referia-se ao novo marco do licenciamento ambiental, o projeto de lei 2.159/2021, aprovado ontem pelo Senado. Ela mencionou que acordos comerciais defendidos pelo Brasil, como o do Mercosul com a União Europeia, podem ser afetados pela mudança na legislação. A ministra lembrou ainda que a queda no desmatamento ajudou a abrir mercados para a agricultura brasileira em outros países.

Ela defendeu ainda uma mobilização da sociedade contra o fim do licenciamento ambiental, de forma que os parlamentares sintam que não há sustentabilidade política para um desmonte da legislação atual.

“Precisamos cuidar da ambiência interna e da ambiência externa”, defendeu Marina. “Infelizmente, eu e outros colegas, inclusive o (ministro da Fazenda) Fernando Haddad, tem muitas coisas que mandamos para o Congresso e temos dificuldade (de aprovação).”

Segundo Marina Silva, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem deslanchado desde o período de transição do governo anterior uma série de medidas e avanços na proteção do meio ambiente, não apenas via seu ministério, mas através de diferentes ações e pastas, que incluem os ministérios da Fazendo e do Planejamento.

“Teremos de continuar deslanchando para que não haja retrocesso no desmatamento, para que não tenha retrocesso no licenciamento ambiental”, declarou Marina.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Jovens Aprendizes do Sest/Senat conhecem o Sebrae Goiás e vivenciam a Educação Empreendedora | ASN Goiás

- Alunos Jovens Aprendizes do Sest/Senat visitaram o Sebrae Goiás e tiveram a oportunidade de…

10 horas ago

Bruno Peixoto anuncia mais R$ 1 milhão, e Goianésia já soma R$ 2 milhões para a Saúde

O segundo dia do Carnaval de Goianésia foi marcado por mais um importante anúncio de…

13 horas ago

Homem é preso no sul de Goianésia por descumprir medida protetiva e ameaçar mulher

Um homem foi preso nesta segunda-feira, 16, no Bairro Jardim Primavera, região sul de Goianésia,…

14 horas ago

Terceiro dia de Carnaval em Goianésia reúne milhares de foliões com mistura de ritmos e muita animação

O domingo de Carnaval em Goianésia foi marcado por muita alegria, alto astral e mistura…

14 horas ago

Ipasgo Saúde lança nova função que facilita o agendamento de consultas – Portal Goiás

Ferramenta “Agenda na Rede Credenciada” permite agendar consultas à distância e atendimentos presenciais (Fotos: Ipasgo)…

19 horas ago

MEC revoga edital para criação de cursos particulares de medicina

O Ministério da Educação (MEC) revogou o edital para a criação de novos cursos de…

19 horas ago

This website uses cookies.