PMI de serviços do Brasil sobe a 49,3 em agosto, diz S&P; PMI composto avança a 48,8


O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) a respeito da atividade do setor de serviços do Brasil subiu de 46,3 pontos em julho para 49,3 pontos em agosto, segundo dados divulgados pela S&P Global. A leitura, inferior a 50 pontos, ainda representa contração da atividade.

Os dados mostraram que as vendas no setor de serviços brasileiro diminuíram pelo quinto mês consecutivo, diante da redução da demanda e da concorrência acirrada. “Tanto a atividade de negócios quanto os novos pedidos diminuíram em cada uma das quatro áreas gerais da economia de serviços monitoradas pela pesquisa”, disse a S&P Global em relatório.

As empresas de serviços preveem níveis de atividade mais elevados ao longo dos próximos 12 meses, principalmente por apostas de que a demanda deve melhorar. O nível geral de confiança aumentou em relação a julho, embora tenha permanecido abaixo da média da série. Mesmo assim, os prestadores de serviços continuaram demitindo funcionários em agosto.

“Embora moderada, a última contração no emprego foi a mais rápida observada em quase quatro anos e meio. Os participantes da pesquisa associaram a queda às medidas de redução de custos e à diminuição da carga de trabalho”, disse a S&P Global.

As despesas operacionais aumentaram em agosto, com as empresas citando como justificativa carga tributária maior, ajustes nos preços de tabela entre os fornecedores, taxas de câmbio desfavoráveis e acordos sindicais. A inflação no custo de insumos foi mais acelerada do que em julho e bem acima da média de longo prazo.

“Algumas empresas optaram por repassar parte de suas despesas adicionais aos clientes, aumentando os preços de venda, mas algumas empresas foram impedidas de fazê-lo devido às condições competitivas”, afirmou a S&P, acrescentando que os preços cobrados na prestação de serviços subiram a um ritmo historicamente acentuado, mas ainda assim mais brando do que em julho.

O PMI composto, que mede a atividade conjunta das empresas de serviços e da indústria, subiu a 48,8 pontos em agosto, de 46,6 pontos em julho.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 21/12/2025

Neste domingo, o movimento dos astros tenderá a criar um clima dinâmico, afetando cada nativo…

2 horas ago

Flamengo goleia Grêmio e conquista Copinha Feminina

O Flamengo garantiu o Bicampeonato da Copinha Feminina. As Meninas da Gávea asseguraram o troféu…

4 horas ago

Colisão frontal entre dois carros deixa 5 feridos na saída oeste de Goianésia

Um acidente de trânsito envolvendo dois veículos de passeio foi registrado na noite deste sábado,…

4 horas ago

Ação conjunta da CPE recaptura quatro foragidos em menos de 24 horas

Uma ação integrada das forças de segurança resultou na recaptura de quatro foragidos da Justiça…

6 horas ago

Empresas de Caldas Novas e de Catalão recebem Selo Alimento Confiável

Na última sexta-feira, 12, duas empresas da regional Sul do Sebrae em Goiás encerraram o…

8 horas ago

Porto anuncia contratação do zagueiro brasileiro Thiago Silva

O Porto (Portugal) anunciou neste sábado (20) a contratação do zagueiro brasileiro Thiago Silva, que…

11 horas ago

This website uses cookies.