BRASIL

PIX por aproximação: como funciona?

Na última sexta-feira, 28, as instituições financeiras começaram a disponibilizar mais uma modalidade de pagamento – o Pix por aproximação. Esse tipo de transferência dispensa a necessidade de digitar a senha bancária, semelhante ao que já acontece com os pagamentos via cartão de crédito por aproximação. Neste momento, a oferta passa a ser obrigatória apenas para celulares Android.

Com a modalidade por aproximação, os brasileiros poderão efetuar pagamento instantâneo sem precisar acessar o aplicativo da instituição financeira. Além disso, a novidade também permite que pagamentos via Pix sejam realizados aproximando o celular do terminal de pagamento utilizando o recurso de tecnologia NFC disponível para alguns modelos de celulares.

Conforme a Agência Sebrae, esse novo modelo de pagamento terá o limite padronizado de R$ 500, que poderá ser alterado pelo cliente.

Na prática, segundo o Banco Central (BC), a experiência do consumidor será simplificada, já que terá menos etapas do que atualmente. O Pix por aproximação funcionará da seguinte forma: o cliente poderá escolher a instituição financeira, cadastrar sua conta na carteira digital de preferência e salvá-la para efetuar o pagamento presencial com o Pix por aproximação, da mesma maneira como já é feito com cartões.

Além de utilizar a funcionalidade de aproximação às maquininhas, o Pix poderá ser incluído em carteiras digitais, como Apple Pay, Samsung Pay e Carteira do Google, de acordo com informações da Agência Sebrae.

Nas compras online, nesta modalidade, o usuário não precisa sair do ambiente de compras para efetuar o pagamento. Agora, pode vincular sua conta previamente na loja virtual desejada e pagar as compras diretamente no ambiente. Nesse caso, não é necessário acessar outro aplicativo ou ser redirecionado para outra aba do navegador.

Ambiente regulamentado

Em 2024, o BC e o Conselho Monetário Nacional (CMN) introduziram novas regulamentações para expandir o open finance, que inclui o compartilhamento de dados entre instituições financeiras. Open Finance é uma medida estruturante do sistema financeiro e do sistema de pagamentos brasileiro que tem como objetivo a padronização do processo de compartilhamento de dados e de serviços financeiros pelas instituições autorizadas a funcionar pelo BC.

Segundo o BC, ao utilizar os padrões de segurança exigidos pelo Open Finance, a jornada sem redirecionamento permite uma experiência mais fluida para o consumidor que poderá, a partir de uma vinculação prévia da conta à carteira digital que preferir, realizar pagamentos sem ter de acessar o aplicativo do banco em que possui conta.

Fonte: Brasil 61

Brasil 61

Recent Posts

Dicas de leitura: 8 livros para devorar em janeiro

Janeiro é o mês de desacelerar, reorganizar pensamentos e escolher leituras que acompanhem novos começos.…

14 minutos ago

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Inacia Gomes Evangelista, ocorrido nesta quinta-feira, 08,…

16 minutos ago

Acidente entre carro e moto deixa idosa ferida no norte de Goianésia

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado às 12h45 desta…

39 minutos ago

PCGO prende homem por tráfico de drogas em Bom Jesus de Goiás – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Bom Jesus de…

57 minutos ago

Governo amplia alcance do Aluguel Social a mulheres vítimas de violência doméstica – Portal Goiás

Governo de Goiás convoca mais 52 mulheres em situação de violência doméstica para programa Aluguel…

1 hora ago

Seu cachorro gosta de latir? Veja 10 nomes perfeitos para ele

Escolher o nome de um cachorro é uma decisão especial e repleta de afeto. Para…

1 hora ago

This website uses cookies.