Piloto de avião que caiu na Índia declarou ‘mayday’; saiba o que significa


Por Redação O Estado de S. Paulo – 12/06/2025 11:04

Um avião de passageiros operado pela Air India, a principal companhia aérea indiana, caiu logo após a decolagem nesta quinta-feira, 12. O voo tinha como destino o Aeroporto Gatwick, em Londres, e 242 pessoas estavam a bordo.

Segundo o jornal indiano The Indian Express, o piloto declarou “mayday” pouco após decolar. O termo é usado para informar que aeronave corre perigo.

Segundo o The Indian Express, a mensagem do piloto chegou ao controle de tráfego aéreo de Ahmedabad, mas, depois disso, a aeronave não respondeu às chamadas feitas pelos controladores aéreos.

Conheça, abaixo, o significado e a origem das expressões “mayday” e da menos conhecida “pan, pan”, usada em emergências aéreas.

“Mayday” e “pan, pan” são sinais pra que os controladores e órgãos responsáveis possam fazer um plano de busca e salvamento ou monitoramento, dependendo se é “mayday” (“emergência”) ou “pan, pan” (“urgência”).

Segundo o site oficial da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a palavra “mayday”, quando repetida três vezes, significa “situação de perigo”.

Ainda segundo a Anac, há uma outra expressão usada para situações de perigo: “pan, pan”. Diz o texto no site oficial da agência: “O sinal radiotelefônico de socorro MAYDAY e o sinal radiotelefônico de urgência PAN, PAN serão usados no início da primeira comunicação de socorro e de urgência, respectivamente, conforme previsto na publicação do DECEA [Departamento de Controle do Espaço Aéreo] que estabelece as Regras do Ar e Serviços de Tráfego Aéreo. NOTA: No início de qualquer comunicação subsequente do tráfego de socorro e urgência, será permitido utilizar os sinais radiotelefônicos de socorro e urgência.”

Segundo o Dicionário de Oxford, a expressão “mayday” passou a ser usada nos anos 20 do século passado e vem da expressão francesa “m’aidez” ou “m’aider”, que pode ser traduzida como “me ajuda”.

A expressão “pan, pan”, também segundo o Dicionário de Oxford, começou a ser utilizada no mesmo período e também tem origem francesa, mas deriva de “panne”, que pode ser traduzida como “pane” ou “falha mecânica”.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Marcelo Melo e Rafael Matos são campeões do ATP 250 de Winston-Salem

Às vésperas do US Open, que começa neste domingo, os brasileiros Marcelo Melo e Rafael…

14 minutos ago

Coritiba fica no empate sem gols com o Remo em casa e pode perder a liderança da Série B

Coritiba e Remo ficaram no empate na tarde deste sábado, no estádio Couto Pereira, em…

43 minutos ago

Haddad afirma que ‘justiça tributária é uma agenda prioritária do governo Lula’

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, em entrevista à TV GGN, que a "justiça…

49 minutos ago

Após levar 2 a 0, Barcelona vira sobre Levante com gol contra e assistência de Raphinha

Como aconteceu na estreia no Campeonato Espanhol, o Barcelona marcou três gols neste sábado. Mas,…

51 minutos ago

Lula e Alckmin agem sem bravata, mas com firmeza sobre tarifas dos EUA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou à TV GGN que o governo brasileiro atua…

1 hora ago

This website uses cookies.