O Produto Interno Bruto (PIB) do setor de construção civil no segundo trimestre, divulgado pelo IBGE nesta terça-feira, 2, registrou queda de 0,2% comparado aos primeiros três meses do ano. No primeiro trimestre, já havia recuado 0,6% em relação a 2024. Os dados do PIB da construção também envolvem as atividades de pequenas obras e reformas realizadas pelas famílias que, em um cenário de juros altos, podem ser afetadas, destaca a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
“Apesar de ainda gerar empregos e investimentos com um nível de produção elevado, a construção já sente os efeitos do atual patamar dos juros. É preciso criar condições mais favoráveis de crédito e financiamento para que o setor possa continuar contribuindo com a economia”, afirma Renato Correia, presidente da entidade.
Apesar das quedas, a taxa acumulada nos últimos quatro trimestres, na comparação anual, evidencia um crescimento de 3,6% no setor. Já o primeiro semestre de 2025, comparado ao do ano anterior, mostra um incremento de 1,8% nas suas atividades, ressalta a CBIC.
Já os dados do novo Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho, demonstram que, nos primeiros sete meses do ano, a construção civil já gerou 177.341 novos empregos formais. “O número de trabalhadores formais ultrapassou três milhões, um patamar que há mais de uma década não era observado”, enfatiza a entidade.
Por: Estadão Conteúdo
Yago Dora não tem hora para encerrar a comemoração pelo título inédito do Circuito Mundial…
Depois de quase três meses sem saber o que é vencer, o América-MG voltou a…
Pela primeira vez, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) certificou uma empresa brasileira para…
O Senado aprovou, por 71 votos a 0, o Projeto de Lei Complementar 125/2022, que…
A vontade do Jorge Sampaoli em voltar ao futebol brasileiro está realizada. Depois de ter…
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou as datas, horários e locais das partidas da…
This website uses cookies.