O Produto Interno Bruto (PIB) da Colômbia cresceu 2,7% no primeiro trimestre de 2025 ante igual período do ano anterior, informou o Departamento Administrativo de Estatísticas Nacionais (Dane) nesta quinta-feira, 15, em resultado preliminar. Analistas consultados pela FactSet projetavam avanço de 2,5% no período no confronto anual. O resultado representa uma leve aceleração ante o avanço de 2,3% registrado no confronto anual do quarto trimestre do ano passado.
Segundo dados preliminares do Dane, as maiores expansões foram observadas nas atividades artísticas, de entretenimento e serviços prestados aos domicílios, com alta expressiva de 15,5%. A agropecuária também teve crescimento robusto de 7,1%, enquanto o grupo relacionado ao comércio, transporte, alojamento e alimentação avançou 3,9%.
Em contrapartida, a indústria extrativa foi o destaque negativo do período. A atividade de exploração de minas e pedreiras recuou 5,0%, liderando as perdas entre os setores econômicos.
O consumo das famílias cresceu 4,1% no primeiro trimestre de 2025, segundo dados preliminares da instituição, com destaque para os gastos com lazer e itens para o lar. As despesas com recreação e cultura subiram 11,9% e com móveis e artigos domésticos avançaram 9,2%.
Também houve aumento expressivo nos gastos com transporte (5,0%) e com alimentos e bebidas não alcoólicas (4,0%). Já os chamados bens e serviços diversos, como itens de uso pessoal e cuidados pessoais, cresceram 1,6%.
Por: Estadão Conteúdo
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Barro Alto, prendeu…
O prefeito de Goianésia, Renato de Castro, participou na tarde desta segunda-feira, 12, em Goiânia,…
Em agosto de 2025, o Senado aprovou três nomes para a diretoria colegiada da Agência…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira, 12, o uso do medicamento…
A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a…
Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado no fim da…
This website uses cookies.