PGR pede ao STF que condene os irmãos Brazão pelo assassinato de Marielle


A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta terça-feira, 13, a condenação do deputado cassado Chiquinho Brazão, do irmão dele, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Domingos Brazão, e do ex-chefe da Polícia Civil do Rio, Rivaldo Barbosa, pelo assassinato da vereadora Marielle Franco.

Em alegações finais ao Supremo Tribunal Federal (STF), o órgão reafirma que Chiquinho e Domingos Brazão foram os mandantes do crime e defende que eles sejam “integralmente responsabilizados”.

Já Rivaldo é acusado de dar as “diretrizes de execução” e de usar o cargo para “assegurar a impunidade dos autores materiais”.

A execução da vereadora teria sido motivada pela exploração imobiliária em áreas dominadas pela milícia, especialmente em comunidades em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, segundo a denúncia.

A PGR pede a condenação em regime fechado e aponta três qualificadoras – motivo fútil, sem chance de defesa das vítimas e perigo comum (quando um número indeterminado de pessoas é colocado em risco). As qualificadoras são circunstâncias previstas em lei que aumentam a pena dos réus em caso de condenação.

“O crime foi praticado mediante promessa de recompensa e por motivo torpe, pois os agentes visavam manter a lucratividade de seus negócios ilícitos. Da execução, resultou perigo comum, caracterizado pelos múltiplos disparos efetuados em via pública, a partir do interior de um veículo, em direção a espaço aberto. Por fim, o meio de execução dificultou expressivamente a defesa dos ofendidos, que se encontravam desarmados, no interior de outro automóvel e foram surpreendidos por disparos de arma semiautomática, em ângulo que os impediu de notar a aproximação dos atiradores”, afirma o vice-procurador-geral da República Hindemburgo Chateaubriand.

A Procuradoria-Geral da República pediu ainda as condenações do policial militar Ronald Alves Pereira e de Robson Calixto da Fonseca, ex-assessor do Tribunal de Contas do Rio.

Outro pleito da PGR é a perda dos cargos públicos e o pagamento indenização aos familiares da vereadora e do motorista Anderson Gomes.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Leclerc põe Ferrari à frente do 3º treino do GP da Inglaterra de F-1; Bortoleto roda, mas é 16º

Em intensa disputa entre a Ferrari e a McLaren, Charles Leclerc cravou o melhor tempo…

6 minutos ago

Irã intensifica posição contra existência de Israel, amplia exigências e complica fala do Brics

Os ataques de Israel e dos Estados Unidos ao Irã complicaram ainda mais um consenso…

1 hora ago

Weverton não admite falha e fala em falta de sorte do Palmeiras no Mundial de Clubes

Weverton não reconheceu que falhou no gol que definiu a vitória do Chelsea por 2…

1 hora ago

Comissão aprova que sinais de escolas sejam substituídos por música para conforto de autistas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou nesta sexta-feira, 4, projeto de lei…

1 hora ago

Ucrânia ataca base aérea na Rússia em meio à maior ofensiva aérea de Moscou

A Ucrânia afirmou neste sábado, 5, ter atingido uma base aérea na região de Voronezh,…

1 hora ago

Real Madrid tem Mbappé como trunfo por vaga na semifinal do Mundial de Clubes contra o Borussia

Em um jogo onde o favoritismo tradicionalmente entra em campo juntamente com o time em…

1 hora ago

This website uses cookies.