O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, ressaltou que o país “não busca armas nucleares”, apesar das acusações contrárias dos EUA e de Israel. Em entrevista ao apresentador Tucker Carlson exibida nesta segunda-feira, ele ainda reforçou que o país persa “tem a capacidade de se defender e, se necessário, resistiremos até o fim para proteger nosso país e nossa integridade territorial”.
Pezeshkian lançou um alerta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sem citá-lo nominalmente. “Na minha opinião, o presidente dos EUA tem duas opções: ou conter Israel e conduzir a região rumo à paz e segurança, ou cair na armadilha de Benjamin Netanyahu e sua guerra sem fim”, disse.
O iraniano rejeitou a ideia de que o país deseja conflito e criticou a “falsa narrativa” espalhada pelo primeiro-ministro israelense que tenta “acender o fogo da insegurança em toda a Ásia Ocidental”. “Acredito que, no mundo limitado de hoje, os seres humanos devem viver juntos em paz e tranquilidade. Mas fomos atacados”, acrescentou.
O presidente do Irã voltou a criticar o que classificou como “crimes de guerra cometidos por Israel na região e em nosso país”. Ele afirmou que os israelenses “chegaram a demolir prédios inteiros sobre civis apenas para atingir um único alvo”.
Sobre o impacto dos ataques, por sua vez, Pezeshkian declarou que “diante da guerra imposta por Israel, nosso povo e nossa pátria alcançaram ainda mais união e coesão”. Para ele, “o Irã é uma civilização” e, embora haja divergências internas, “qualquer iraniano, em qualquer parte do mundo, reconhece o valor da integridade territorial do seu país, e a defenderá sempre”.
Por: Estadão Conteúdo
Publicar um artigo científico é uma etapa fundamental na trajetória acadêmica e profissional de qualquer…
De olho no retorno do Campeonato Brasileiro, o São Paulo se reapresentou nesta segunda-feira, no…
O tenor italiano Andrea Bocelli anunciou dois shows em São Paulo para os dias 21…
Com entrada gratuita e funcionamento de segunda a sábado, exposição sobre games no MIS é…
Um jovem de 26 anos foi morto com um tiro por um policial militar quando…
O Corinthians finalizou, nesta segunda-feira, a segunda parte da intertemporada aproveitando a interrupção do calendário…
This website uses cookies.