Uma pesquisa de boca de urna publicada imediatamente após o término da votação na eleição geral dos Países Baixos nesta quarta-feira sugeriu que o resultado está muito acirrado, com o partido de centro-esquerda D66 ligeiramente à frente do partido de extrema-direita do legislador anti-Islã, Geert Wilders, e negociações difíceis de coalizão provavelmente seguirão.
A pesquisa mostrou que o D66 ganharia 27 assentos, um aumento de 18 em comparação com a eleição de 2023. O Partido pela Liberdade de Wilders perderia 12 assentos, terminando com 25 assentos, de acordo com a pesquisa publicada pela emissora nacional NOS. Os resultados oficiais finais provavelmente levarão horas.
Se confirmado, o resultado será uma vitória monumental para o D66 e pode levar a uma mudança no governo de volta para o centro nos Países Baixos, após um governo de extrema-direita liderado pelo partido de Wilders após a última eleição.
“Milhões de holandeses hoje escolheram forças positivas e uma política onde podemos olhar para frente juntos novamente”, disse o líder do D66, Rob Jetten, a apoiadores entusiasmados na noite desta quarta-feira, 29, da eleição. “Nos próximos anos, faremos tudo o que pudermos para mostrar a todos esses holandeses que a política e o governo podem estar lá para eles novamente. Que podemos pensar grande e agir grande novamente para que os Países Baixos possam avançar” acrescentou. (*Fonte: Associated Press).
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Por: Estadão Conteúdo
O Flamengo mostrou muita raça para, mesmo com um homem a menos, segurar um empate…
A Libertadores 2025 conhece seu primeiro finalista. É o Flamengo, que segurou um empate por…
O Ibovespa atingiu na tarde desta quarta-feira, 29, o nível inédito dos 149 mil pontos.…
A Federação Paulista de Futebol (FPF) liberou nesta quarta-feira a volta das torcidas organizadas do…
O estoque da Dívida Pública Federal (DPF) caiu 0,28% em setembro, na comparação com agosto,…
Por Francine De Lorenzo, Isabella Pugliese Vellani, Laís Adriana e Patrícia Lara - 29/10/2025 15:53…
This website uses cookies.